Logo da CBIC
13/03/2018

CPRT/CBIC anuncia evento de segurança e saúde no trabalho

A Comissão de Política de Relações Trabalhistas (CPRT) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) se reuniu nesta segunda-feira (12), em Brasília, e anunciou a previsão de um grande evento em abril, durante a semana do Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho. A iniciativa terá a correalização do Sesi-DN e será parte da CANPAT 2018, do Ministério do Trabalho. Na ocasião, serão abordadas as principais causas de acidentes, de acordo com os sistemas construtivos, e as sugestões de ações para prevenir essas ocorrências.

Dentre os informes da CPRT, o presidente da comissão, Fernando Guedes, comentou ainda sobre a boa receptividade dos eventos da Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes na Indústria da Construção (CANPAT Construção 2017/2018) pelo Brasil e confirmou a continuidade da iniciativa para o ciclo 2018/2019. Outra novidade é a elaboração de uma série de videoaulas sobre eSocial, em processo inicial de concepção.

Como contribuição da comissão para a sustentabilidade das entidades, Juliana Loiola apresentou a atuação do Centro de Treinamento do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Sinduscon-MG). “Com o fim da contribuição sindical, as entidades têm que aparecer para sua categoria a partir de agora. Uma das maneiras é ministrando treinamentos de interesse do setor. Esta é uma forma de aproximação com o associado e de receita para a entidade”, ressaltou Guedes.

A programação da CPRT no 90º Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic), a ser realizado no mês de maio em Florianópolis/SC, e a cartilha sobre legislação e prática da negociação coletiva da Confederação Nacional da Indústria (CNI) também foram divulgadas; e os presentes foram atualizados acerca das questões relativas às Normas Regulamentadoras NR-15 (Anexo III), sobre limites de tolerância para exposição ao calor, e NR-18 (Item 21), sobre instalações elétricas.

COMPARTILHE!