Logo da CBIC
06/04/2020

Covid-19: Como monitorar a saúde de seus trabalhadores em home office?

Na ausência dos Exames Médicos Ocupacionais, suspensos temporariamente pela Medida Provisória 927/2020, que trata de medidas trabalhistas para enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente do coronavírus (Covid-19), o médico do trabalho e consultor de Segurança e Saúde no Trabalho (SST), Gustavo Nicolai, sugere um modelo de acompanhamento da saúde dos trabalhadores em home office.

A sugestão visa o acompanhamento remoto dos empregados, com o objetivo de avaliar suas condições físicas e psicológicas, bem como os aspectos ergonômicos de suas atividades.

O formulário pretende entender como o funcionário está desempenhando atividades administrativas dentro de casa em termos de ergonomia no seu posto de trabalho. “As condições de trabalho na empresa geralmente são bem mais controladas”, afirma Nicolai,

A preocupação é que o trabalhador possa corrigir a altura do monitor e se usa notebook, usar um teclado e um mouse externos para melhorar a postura e altura, preservando pescoço, ombros, coluna.

Outro ponto, segundo Nicolai, se refere à saúde mental. Há estudos que sugerem preocupação com relação ao isolamento social. “Há uma preocupação em que o trabalhador possa desenvolver, com o tempo, transtornos mentais decorrentes do isolamento”, diz,  Segundo o médico, respostas ao questionário RSQ podem denotar um quadro depressivo, início de depressão, uma síndrome de adaptação ou uma característica de ansiedade maior. A ideia é o questionário servir como um rastreamento”, diz.

O questionário modelo pode ser usado em sistemas informatizados de Segurança e Saúde no Trabalho (SST) ou plataformas de pesquisa, para identificar, de forma rápida e eficaz, os aspectos de saúde relacionados ao teletrabalho. “É um formulário modelo. As empresas podem adaptar dentro do seu contexto para rastrear, mapear seu empregado e entender como está a sua saúde, de forma rápida e objetiva”

A análise das respostas pode revelar problemas importantes e direcionar a tomada de decisões e ações da empresa, em tempos de Distanciamento Social.

COMPARTILHE!