Logo da CBIC
19/03/2018

CBIC e Ministério do Trabalho se unem para CANPAT Construção 2017/2018

A Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes na Indústria da Construção (CANPAT Construção 2017/2018) avança pelo Brasil e será apresentada no próximo dia 22 de março, das 8h30 às 16h, aos empresários, trabalhadores e autoridades de Porto Alegre, por ocasião do Seminário Regional Edificar o Trabalho. Inédita, a iniciativa da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), por meio da sua Comissão de Política de Relações Trabalhistas (CPRT), com o Ministério do Trabalho, por meio da sua Secretaria de Inspeção do Trabalho (SIT), e o Sesi Nacional, visa combater a informalidade e fomentar a segurança, a saúde e o bem-estar do trabalhador da construção. “É a primeira vez em que empregadores do setor da construção e a Fiscalização do Trabalho se juntam para um evento de tamanha dimensão. A melhor forma de promover saúde e segurança no trabalho é informar e conscientizar empregadores e empregados sobre a importância de seguir as regras estabelecidas”, ressalta o presidente da CPRT da CBIC, Fernando Guedes.

Em Porto Alegre, o evento será realizado pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Rio Grande do Sul (Sinduscon-RS), com apoio da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs) e da Fundacentro, no Teatro Sinduscon-RS, em Porto Alegre/RS. O Seminário visa disseminar aos empresários e trabalhadores do setor da construção da cidade e região não apenas dados sobre condições que levam a acidentes e doenças do trabalho, suas consequências e a quantidade de ocorrências, mas também apresentar as boas práticas desenvolvidas pelo setor da construção em todo o país em prol do trabalhador. A meta é reduzir ainda mais a incidência de acidentes na indústria da construção e tornar o ambiente de trabalho cada vez mais produtivo e seguro.

Pela CANPAT Construção 2017/2018, serão disseminadas as boas práticas de empresas do segmento em todo o Brasil. “O objetivo é fazer com que todos conheçam as melhores experiências adotadas nos canteiros de obras e apliquem em seu dia a dia”, destaca Fernando Guedes. No painel “Relações do Trabalho”, haverá também um debate sobre a “Reforma Trabalhista – Atualizações” e “e-Social – Expectativas sobre a implementação”, com a análise dos impactos da segurança e saúde. O objetivo é esclarecer e preparar empregados e empregadores para o novo momento das relações de trabalho no Brasil. Estão sendo esperadas as participações de autoridades dos poderes Executivo Local e Nacional, do Ministério Público do Trabalho e representantes dos trabalhadores.

COMPARTILHE!