Logo da CBIC
23/04/2019

Cascavel promove seminário sobre os prós e contras da terceirização

A terceirização sob as óticas do direito e da segurança no trabalho foi o foco do Seminário ‘Gestão de terceirizados na Construção Civil’, uma iniciativa do CPRT (Comitê de Políticas e Relações do Trabalho) do Sinduscon Paraná Oeste, realizada no dia 23 de abril, em Cascavel (PR).

O evento contou com a participação de dois especialistas no tema: Joaquim Pereira Alves, advogado e assessor jurídico do Sinduscon Paraná Oeste e Agnaldo Mantovani, engenheiro de Segurança no Trabalho e coordenador do CPRT.  

Segundo Joaquim, a Lei Federal 13.429/17 alterou dispositivos de outra lei, a 6.019/74, que dispunha sobre o as relações de trabalho em empresas de prestação de serviços a terceiros. “Essa nova legislação trouxe responsabilidades adicionais à empresa contratante, ou tomadora dos serviços. Antes, essa responsabilidade recaía somente em casos decorrentes de créditos trabalhistas, mas agora, também, abrange a segurança e o ambiente do trabalho. Isso significa que, no caso de acidentes de trabalho, por exemplo, a responsabilidade torna-se da empresa contratante. Outra nota técnica do Ministério da Economia, que absorveu as antigas atribuições do Ministério do Trabalho, atribui a responsabilidade sobre eventuais irregularidades da empresa terceirizada para aquela que a contratou, por ter deixado de fiscalizar esses problemas.  

Seminário ‘Gestão de terceirizados na Construção Civil’

Já Mantovani ressaltou que o empresário ou gestor de empresas que contratam outras precisa ter segurança jurídica e operacional para não expor sua empresa a fragilidades. “É para isso que estamos emitindo esse alerta. As punições são rigorosas e podem afetar a saúde financeira da empresa. Para que a empresa continue sustentável e viável, é preciso estar atento a essa compreensão”. 

De acordo com Mantovani, o empresário não pode limitar seu interesse às vantagens econômicas. Outras vantagens surgem da terceirização, como a mudança e profissionalização de foco de gestão e que virão lá na frente, associadas à produtividade, qualidade e entrega final do produto ao cliente. Precisamos saber eleger corretamente quem vamos trazer para o nosso convívio na condição de empresa terceirizada. O evento foi patrocinado pelas empresas AM Engenharia e Marins Bertoldi Advogados. 

 

 

COMPARTILHE!
Comissão de Política de Relações Trabalhistas
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.