CANPAT Construção reúne profissionais de SST na capital Sulmatogrossense
Campo Grande foi palco na quinta-feira (28/03) de mais uma edição da Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes na Indústria da Construção – CANPAT Construção Ciclo 2018/2019. A ação reuniu na Escola Senai da Construção engenheiros, técnicos de segurança do trabalho, empresários, representantes de sindicato laboral e outros profissionais ligados a Saúde e Segurança no Trabalho (SST).
O presidente do Sindicato Intermunicipal da Indústria da Construção do Estado de Mato Grosso do Sul (Sinduscon-MS), Amarildo Miranda Melo, abriu o evento salientando a importância do trabalho de conscientização nos canteiros de obras, que foi realizado durante as ações prévias de preparação para a CANPAT Construção, e ressaltou que o objetivo do Sinduscon-MS é de propagar a cultura da prevenção.
“Nosso objetivo é enraizar uma cultura de prevenção. Queremos que o trabalhador veja como parte essencial do seu dia a dia, que usar um equipamento de segurança seja como colocar o cinto de segurança ao entrar no carro, uma coisa automática. A realização do evento em Campo Grande só evidencia a preocupação do setor com a segurança do seu colaborador”, Amarildo Miranda Melo, presidente do Sinduscon-MS.
Em seguida, o superintendente do Sesi-MS, Bergson Amarilla, falou sobre a necessidade de combater os acidentes de trabalho, que o Sesi regional busca colaborar com isso e que eventos como a CANPAT Construção tem a particularidade de renovar a cultura de prevenção.
Representando o Ministério Público do Trabalho de MS, o procurador do Trabalho, Hiran Meneghel, destacou que eventos como esse são os verdadeiros atos que auxiliam na diminuição dos acidentes e aumentam a prevenção.
Já o coordenador-geral de Segurança e Saúde do Trabalho, Kleber Pereira de Araújo e Silva, parabenizou a CBIC pela inciativa e ressaltou o papel dos órgãos de fiscalização no combate ao acidente de trabalho e pontuou que apesar do momento de transição vivido pelo órgão o trabalho permanece estável “acredito que não estamos no caminho da precarização, na verdade estamos em um momento de renovação e efetivo trabalho de fiscalização”.
Kleber Silva concluiu sua fala apresentando o tema da CANPAT do Governo para este ano – Gestão de Risco Ocupacional – coordenada pela Subsecretaria de Inspeção do Trabalho.
O vice-presidente de área da CBIC e presidente da Comissão de Política de Relações Trabalhistas (CPRT) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Fernando Guedes, salientou que o setor da construção é muito sensível na questão de segurança e saúde no trabalho e ressaltou a importância de enraizar a cultura prevencionista, devemos enxergar a segurança e a saúde no trabalho não como custo, mas como investimento”.
“Em Mato Grosso do Sul as ações de sensibilização atenderam 651 trabalhadores. Se não foi a maior, foi uma das maiores até o momento em número de trabalhadores alcançados”, Guedes.
Apresentações
No primeiro painel foi apresentado pelo coordenador de Segurança do Trabalho do Centro de Inovação Sesi-MS, Carlos Eduardo Santos, os resultados das ações prévias nos canteiros de obras. Participaram das Ações, 651 trabalhadores em seis canteiros de obras de cinco construtoras associadas ao Sinduscon-MS.
Como forma de reconhecer o empenho das empresas, foram entregues durante o evento certificados de participação na CANPAT Construção para as construtoras que estavam presentes: Plaenge Empreendimentos Ltda e Vanguard Home LTDA, e Tecol Engenharia Ltda.
O segundo painel abordou os temas Prevenção de quedas por trabalho em altura e virtual design construction (vdc) aplicado ao trabalho em altura. No primeiro tema, o auditor fiscal da subsecretaria de inspeção do trabalho, Luís Carlos Lumbreras, fez uma análise a respeito dos dados sobre acidentes de trabalho envolvendo quedas e ressaltou a importância da NR-35 no combate a esse tipo de acidente, tendo em vista que a norma traz uma nova forma de pensar SST.
Dando continuidade ao painel, o engenheiro civil do centro de inovação Sesi-MS, Adriano Macedo Silva, apresentou o uso da Ferramenta BIM na gestão de Segurança e Saúde no Trabalho, destacando que as ações de prevenção devem ser tomadas desde a fase de projeto, o que torna as ferramentas ofertadas pela tecnologia de modelagem um grande aliado neste trabalho.
No terceiro painel, o tema Gestão de SST para Terceirizados foi apresentado pelo presidente da CPRT da CBIC, Fernando Guedes, que destacou a responsabilidade e a obrigação do contratante quanto a segurança e saúde no trabalho frente aos trabalhadores terceirizados, pontuando aos presentes que de acordo com a nova legislação trabalhista é dever do contratante fiscalizar e executar as condições que versem sobre SST.
Também se apresentou no evento regional da CANPAT Construção Campo Grande, Renata Rezio, especialista do Departamento Nacional do Sesi, apresentando a plataforma Sesi Viva +, uma plataforma digital que objetiva reduzir os riscos legais e custos com saúde suplementar e afastamento.
No encerramento do evento, o presidente da CPRT da CBIC, Fernando Guedes Ferreira Filho, entregou a estatueta símbolo da CANPAT Construção, como forma de agradecimento ao Sinduscon-MS, representado pelo seu presidente Amarildo Miranda Melo e seu vice-presidente Kleber Recalde, e ao Sesi e Senai Regional, representados respectivamente pelos senhores Bergson Amarilla e Rodolpho Caesar.