Logo da CBIC
29/03/2019

CANPAT Construção reúne profissionais de SST na capital Sulmatogrossense

Campo Grande foi palco na quinta-feira (28/03) de mais uma edição da Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes na Indústria da Construção – CANPAT Construção Ciclo 2018/2019. A ação reuniu na Escola Senai da Construção engenheiros, técnicos de segurança do trabalho, empresários, representantes de sindicato laboral e outros profissionais ligados a Saúde e Segurança no Trabalho (SST).

O presidente do Sindicato Intermunicipal da Indústria da Construção do Estado de Mato Grosso do Sul (Sinduscon-MS), Amarildo Miranda Melo, abriu o evento salientando a importância do trabalho de conscientização nos canteiros de obras, que foi realizado durante as ações prévias de preparação para a CANPAT Construção, e ressaltou que o objetivo do Sinduscon-MS é de propagar a cultura da prevenção.

Nosso objetivo é enraizar uma cultura de prevenção. Queremos que o trabalhador veja como parte essencial do seu dia a dia, que usar um equipamento de segurança seja como colocar o cinto de segurança ao entrar no carro, uma coisa automática. A realização do evento em Campo Grande só evidencia a preocupação do setor com a segurança do seu colaborador”, Amarildo Miranda Melo, presidente do Sinduscon-MS.

Em seguida, o superintendente do Sesi-MS, Bergson Amarilla, falou sobre a necessidade de combater os acidentes de trabalho, que o Sesi regional busca colaborar com isso e que eventos como a CANPAT Construção tem a particularidade de renovar a cultura de prevenção.

Representando o Ministério Público do Trabalho de MS, o procurador do Trabalho, Hiran Meneghel, destacou que eventos como esse são os verdadeiros atos que auxiliam na diminuição dos acidentes e aumentam a prevenção.

Já o coordenador-geral de Segurança e Saúde do Trabalho, Kleber Pereira de Araújo e Silva, parabenizou a CBIC pela inciativa e ressaltou o papel dos órgãos de fiscalização no combate ao acidente de trabalho e pontuou que apesar do momento de transição vivido pelo órgão o trabalho permanece estável “acredito que não estamos no caminho da precarização, na verdade estamos em um momento de renovação e efetivo trabalho de fiscalização”.

Kleber Silva concluiu sua fala apresentando o tema da CANPAT do Governo para este ano – Gestão de Risco Ocupacional – coordenada pela Subsecretaria de Inspeção do Trabalho.

O vice-presidente de área da CBIC e presidente da Comissão de Política de Relações Trabalhistas (CPRT) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Fernando Guedes, salientou que o setor da construção é muito sensível na questão de segurança e saúde no trabalho e ressaltou a importância de enraizar a cultura prevencionista, devemos enxergar a segurança e a saúde no trabalho não como custo, mas como investimento”.

“Em Mato Grosso do Sul as ações de sensibilização atenderam 651 trabalhadores. Se não foi a maior, foi uma das maiores até o momento em número de trabalhadores alcançados”, Guedes.

CANPAT Construção em Mato Grosso do Sul

Apresentações

No primeiro painel foi apresentado pelo coordenador de Segurança do Trabalho do Centro de Inovação Sesi-MS, Carlos Eduardo Santos, os resultados das ações prévias nos canteiros de obras.  Participaram das Ações, 651 trabalhadores em seis canteiros de obras de cinco construtoras associadas ao Sinduscon-MS.

Como forma de reconhecer o empenho das empresas, foram entregues durante o evento certificados de participação na CANPAT Construção para as construtoras que estavam presentes: Plaenge Empreendimentos Ltda e Vanguard Home LTDA, e Tecol Engenharia Ltda.

O segundo painel abordou os temas Prevenção de quedas por trabalho em altura e virtual design construction (vdc) aplicado ao trabalho em altura. No primeiro tema, o auditor fiscal da subsecretaria de inspeção do trabalho, Luís Carlos Lumbreras, fez uma análise a respeito dos dados sobre acidentes de trabalho envolvendo quedas e ressaltou a importância da NR-35 no combate a esse tipo de acidente, tendo em vista que a norma traz uma nova forma de pensar SST.

Dando continuidade ao painel, o engenheiro civil do centro de inovação Sesi-MS, Adriano Macedo Silva, apresentou o uso da Ferramenta BIM na gestão de Segurança e Saúde no Trabalho, destacando que as ações de prevenção devem ser tomadas desde a fase de projeto, o que torna as ferramentas ofertadas pela tecnologia de modelagem um grande aliado neste trabalho.

No terceiro painel, o tema Gestão de SST para Terceirizados foi apresentado pelo presidente da CPRT da CBIC, Fernando Guedes, que destacou a responsabilidade e a obrigação do contratante quanto a segurança e saúde no trabalho frente aos trabalhadores terceirizados, pontuando aos presentes que de acordo com a nova legislação trabalhista é dever do contratante fiscalizar e executar as condições que versem sobre SST.

Também se apresentou no evento regional da CANPAT Construção Campo Grande, Renata Rezio, especialista do Departamento Nacional do Sesi, apresentando a plataforma  Sesi Viva +, uma plataforma digital que objetiva reduzir os riscos legais e custos com saúde suplementar e afastamento.

No encerramento do evento, o presidente da CPRT da CBIC, Fernando Guedes Ferreira Filho, entregou a estatueta símbolo da CANPAT Construção, como forma de agradecimento ao Sinduscon-MS, representado pelo seu presidente Amarildo Miranda Melo e seu vice-presidente Kleber Recalde, e ao Sesi e Senai Regional, representados respectivamente pelos senhores Bergson Amarilla e Rodolpho Caesar.

COMPARTILHE!