Logo da CBIC
23/11/2017

CANPAT Construção 2017/2018 em Ribeirão Preto reforça importância do cuidado e respeito com o trabalhador da construção

Cerca de cem pessoas, empresários, engenheiros e técnicos de Segurança e Saúde no Trabalho (SST) e representantes do Ministério do Trabalho, da Prefeitura de Ribeirão Preto, dos trabalhadores do setor da construção, do Seconci e do Sesi, participaram nesta quinta-feira (23/11), em Ribeirão Preto (SP), do lançamento local da CANPAT Construção 2017/2018. Primeiro dos cinco eventos regionais programados pela Comissão de Política de Relações Trabalhistas (CPRT) da CBIC, em conjunto com o Ministério do Trabalho, por meio da Secretaria de Inspeção do Trabalho (SIT), e correalização do Sesi Nacional, o Seminário Regional – Edificar o Trabalho cumpriu o seu papel de disseminar aos empresários e trabalhadores do setor da construção da cidade e região não apenas dados sobre condições que levam a acidentes e doenças do trabalho, suas consequências e a quantidade de ocorrências, mas também o de apresentar as boas práticas desenvolvidas pelo setor da construção em todo o país em prol do trabalhador. “Saúde e Segurança no Trabalho (SST) merece uma atitude perene, constante e proativa, com a meta de buscar sempre acidente zero no setor da construção”, destacou o presidente da CPRT, Fernando Guedes, na abertura do evento, reforçando a importância da campanha para proteger o maior bem da empresa, que é o seu trabalhador.

Pelo incentivo à realização do evento em Ribeirão Preto e pelos trabalhos realizados em SST no setor da construção ao longo dos anos, o líder do projeto de SST da CBIC, Haruo Ishikawa, representando o SindusCon-SP e o Seconci-SP, foi homenageado com a estatueta da CANPAT Construção 2017/2018. Haruo Ishikawa elogiou a iniciativa do seminário e reforçou a importância do planejamento, da capacitação e da qualificação dos trabalhadores. “Estou há 35 anos no setor da construção e esse trabalho desenvolvido pela CBIC, com o Sesi, o Senai e os Seconcis, em prol dos trabalhadores, segue na linha de ajudar no desenvolvimento do País”, disse.

“A cidade vê a iniciativa como muito boa”, destacou o secretário de Infraestrutura da Prefeitura de Ribeirão Preto, Pedro Luiz Pegoraro, ao anunciar que a prefeitura assinará termo de compromisso de financiamento para obra de mobilidade urbana, o que dará grande impulso à área de construção civil em Ribeirão Preto, “por isso a importância da discussão de SST para que os empresários entendam que o trabalhador é o seu maior patrimônio”. “A construção civil é a indústria que mais emprega e é importante termos essas discussões aqui”, disse o presidente da Associação de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Ribeirão Preto, Carlos Eduardo Alencastre, entidade que sediou o Seminário Regional Edificar o Trabalho, que integra a CANPAT Construção 2017/2018. “O tema da CANPAT Construção segue a linha proposta pelo seminário e pelo Sesi: conhecer para prevenir”, mencionou o diretor do Sesi Unidade de Ribeirão Preto, Alvaro Alves Filho. “Eventos iguais a este orientam, esclarecem e organizam a sociedade. Temos que dar valor”, afirmou o representante do Sindicato dos Trabalhadores, Carlos Miranda. “Só vamos chegar a um objetivo comum,  que é melhorar as condições de trabalho, se caminharmos juntos”, reforçou o auditor Fiscal do Trabalhado, da Secretaria de Inspeção do Trabalho do Ministério do Trabalho, José Almeida Martins de Jesus Júnior.

O evento também contou com a participação da auditora Fiscal do Trabalho, Maria de Fátima Magalhães Ferreira, representando a Gerência Regional de Trabalho e Emprego; da especialista da Unidade de Saúde e Segurança na Indústria do Sesi-DN, Renata Rézio, que apresentou as estratégias do Sesi na área de SST; do gerente Regional do Seconci-SP, Agnaldo Francisco da Silva, e da gerente de Relações com o Mercado, Flávia Pinto Coelho, que divulgaram as ações desenvolvidas pelo Seconci em prol do trabalhador, que é custeado pelos empresários, com custo zero para o trabalhador.

Na parte da tarte, o evento debateu a Reforma Trabalhista, com a participação da gerente executiva de Relações do Trabalho da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Sylvia Lorena, que tratou das alterações nos contratos individuais do trabalho; do advogado Renato Romano Filho, que abordou as novas regras sobre as negociações coletivas, e do presidente da CPRT/CBIC, Fernando Guedes, que comentou as expectativas sobre a transição e implementação das novas regras trabalhistas. O seminário de Ribeirão Preto é uma iniciativa da CPRT/CBIC, com a realização do SindusCon-SP, Seconci-SP, Ministério do Trabalho, com a correalização do Sesi-DN.

COMPARTILHE!
Comissão de Política de Relações Trabalhistas
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.