Logo da CBIC
14/10/2021

CANPAT 2021 leva orientações de prevenção aos estudantes do Amazonas

Várias escolas do Amazonas receberam na sexta-feira (08/10) a ação local do Dia Nacional de Segurança e Saúde nas Escolas, que integra a Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes na Indústria da Construção (CANPAT Construção 2021).

O evento foi destinado a mais de 200 estudantes do Ensino Fundamental e Ensino Médio da Escola Estadual Maria da Luz Calderaro, do Instituto de Educação do Amazonas (IEA), e das escolas do Sesi em Manaus, Iranduba e Parintins.

As palestras foram ministradas pela equipe do Serviço Social da Indústria da Construção Civil de Manaus (Seconci Manaus) e técnico de segurança do trabalho:

  • Ericlezio Lima
  • Eikely Lima
  • Liliane Lima
  • Aldemir Amaral, vice-presidente do Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho.

Para a pedagoga da Escola Sesi David Nóvoa Alvarez em Iranduba, Claudiane Mendes, a ação social veio com o intuito de esclarecer aos alunos cuidados referentes a segurança e saúde.

“Foram feitas orientações, apresentação de vídeo e palestras voltadas para o tema. Houve o trabalho orientativo e preventivo efetuado pela equipe de Cipeiros e Brigadistas e a apresentação do vídeo de orientação com o tema ‘O que é Bullying?”, afirmou.

Demais orientações

Além disso, houve participação de parceiros palestrantes, que ministraram orientações da seguinte forma:

Para os alunos do 1° ao 5° ano – Matutino

Psicóloga Solange Ribeiro – Tema: Os desafios do bullying nas escolas

Equipe de Bombeiros da 1º PDBM/2º CIBM/ Iranduba –  Tema: Primeiros socorros na escola: sabe por que é tão importante?

Enfermeiro Soloni Claudiano – Tema: COVID – Dilemas e cuidados no retorno às aulas

Para os alunos do 1° ao 2° ano – Vespertino

Enfermeiro Omara Cristina Andrade Venâncio- Tema: Higiene pessoal e cuidados contra a Covid-19

Educadora física – Crismara Cruz – Tema: Orientação sobre Alimentação Saudável e exercícios físicos.

“Cerca de 175 alunos participaram deste momento de conhecimento e esclarecimentos. Na qual alguns alunos fizeram perguntas aos palestrantes sobre os temas abordados”, acrescenta a pedagoga.

Participação ativa

A Semana CANPAT é uma iniciativa da Comissão de Políticas de Relações Trabalhistas (CPRT), da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), com a participação de vários estados da federação, por meio das entidades associadas a CBIC, Seconcis e Sesis locais. Todos os painéis estão disponíveis no canal oficial da CBIC no YouTube. Assista! 

A ação do  Dia Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho nas Escolas foi realizada em vários estados da federação pelas entidades associadas à CBIC, Seconcis e Sesis locais.

Localmente, a ação contou a com a realização do Sindicato da Indústria da Construção do Amazonas (Sinduscon-AM), Seconci Manaus e Sesi-AM.

A iniciativa tem interface com o projeto “Realização/Participação de/em Eventos Temáticos de RT/SST” da Comissão de Política de Relações Trabalhistas (CPRT) com correalização do Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional).

COMPARTILHE!
Comissão de Política de Relações Trabalhistas
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.