Logo da CBIC
23/03/2020

Caixa Econômica detalha medidas para mitigar o impacto do Covid-19

Em mais uma edição do ‘Diálogo CBIC: a crise e as ações da indústria da construção’, representantes da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e da Caixa Econômica Federal participaram nesta segunda-feira (23) de uma live que tratou de algumas definições recentes adotadas pelo governo federal para mitigar o impacto do coronavírus (Covid-19) relacionadas ao mercado imobiliário, à paralisação de obras e às relações de trabalho. “A ideia é ajudar o setor da construção e consequentemente o país. Atendido o ponto básico que é a saúde, não tem por que parar as atividades e privar as pessoas de renda”, destaca o presidente da CBIC, José Carlos Martins, mediador da transmissão.

Representantes da Caixa em live sobre ações da indústria da construção diante da pandemia do coronavírus

 

“Com base em arrazoados enviados por instituições como a CBIC, na sexta-feira (20) a Caixa colocou no ar um pacote de medidas que, do ponto de vista operacional, podem se transformar economicamente e financeiramente para o setor, para dar uma organizada no processo”, destaca o vice-presidente de Habitação da Caixa, Jair Luis Mahl.

Dentre as medidas emergenciais relacionadas ao produto, tanto ao Apoio à Produção quanto ao Plano Empresário para FGTS e SBPE, o diretor Executivo de Habitação da Caixa, Matheus Neves Sinibaldi, diretor Executivo de Habitação, informou que a instituição decidiu prorrogar o prazo de cumprimento das cláusulas suspensivas por até 90 dias; suspender até duas parcelas de financiamento às pessoas jurídicas para os contratos ativos; prorrogar a validade da análise das pessoas jurídicas para até 90 dias; prorrogar a validade das análises de crédito no prazo adicional das novas por mais 60 dias; permitir ajustes nos planos de venda dos empreendimentos por mais 60 dias e a reformulação/interrupção do cronograma de obra sem cobrança de tarifa para reformulação.

Rodrigo Souza Wermelinger, superintendente nacional da Caixa

“Não mediremos esforços para que a Caixa consiga manter a operação rodando, manter o fluxo financeiro das empresas e preservar a governança e a segurança necessária para operação dentro da instituição”, mencionou o superintendente nacional Rodrigo Souza Wermelinger que aponta, entre as medidas, que o laudo de análise do empreendimento pode ser prorrogado por mais 90 dias, o que também vale para o contrato de cláusulas suspensivas.

superintendente Nacional da Caixa, Marcele Sardinha Almeida G Ferreira

“Estamos buscando uma solução até terça-feira (24) para dar continuidade às assinaturas dos contratos de apoio à produção”, mencionou a superintendente Nacional da Caixa, Marcele Sardinha Almeida G Ferreira.

Segundo Mahl, a Caixa já registrou mais de 100 mil pedidos de pausa de até duas prestações de financiamento imobiliário desde que o benefício foi anunciado pelo presidente da instituição, Pedro Guimarães, no último dia 19. A instituição avalia a possibilidade de ampliar essa pausa para até três parcelas, tanto para pessoa física (PJ) quanto pessoa jurídica (PJ). A pausa, no entanto, não elimina os juros previstos nos contratos.

Também participaram da live sobre Crédito Imobiliário pela Caixa e pela CBIC:

  • Alexandre Martins Cordeiros, superintendente Nacional da Caixa
  • Daurim Goulart Duarte, superintendente Nacional da Caixa
  • Carlos Henrique de Oliveira Passos, presidente da Comissão da Indústria Imobiliária (CII) da CBIC

Novas lives serão realizadas pela entidade ainda nesta semana, com a participação dos representantes da Caixa, para o esclarecimento de dúvidas do setor na ponta.

Relações Social e Trabalhista

Da live sobre Relações do Trabalho, participou o presidente da Comissão de Política de Relações Trabalhistas (CPRT), Fernando Guedes Ferreira Filho, e o presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil de São Paulo (Sintracon-SP), Antonio de Sousa Ramalho.

A presidente da Comissão de Relações Trabalhistas (CRS) da CBIC, Ana Cláudia Gomes, também participou, apresentando as diretrizes que a entidade está dando para a base e as ações que estão sendo desenvolvidas pelo setor na área social para conter a pandemia no setor.

Confira todo o ‘Diálogo CBIC: a crise e as ações da indústria da construção’ no canal da CBIC no YouTube.

 

COMPARTILHE!