Logo da CBIC
22/03/2019

Ações de Sensibilização nos canteiros de obra realizadas em Salvador – BA

No período de 12 à 15 de março, canteiros de obra na Bahia receberam as ações de sensibilização da Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes na Indústria da Construção, a “CANPAT Construção 2018-2019 – Mais Prevenção, Menos Queda’.

Foram visitadas as obras do Residencial Paraguari e Acácias da Construtora Gráfico Empreendimentos (12/03); Residencial Paradise da Construtora DEC Engenharia (13/03); Residencial Sol Nascente da Construtora Sertenge Empreendimentos (14/03) e a obra Residencial Franco Gilbert da Construtora Vertical Engenharia (15/03). As ações alcançaram a participação   de 632 trabalhadores, além de toda a equipe técnica das empresas.

Durante a ação a engenheira da Construtora Gráfico, Natália Fonseca, apoiou a campanha e destacou “Ações como essas que buscam a prevenção de acidentes nos canteiros são muito importantes. Ficamos felizes em participar desse evento nacional e promover aos trabalhadores mais um momento de conscientização.”

Já na Construtora DEC Engenharia a técnica de segurança, Thaisa Kafer, destacou a relevância do cumprimento das exigências legais para prevenção de acidentes. “É preciso fornecer treinamentos, EPI e observar demais regras para garantir o bem-estar e a segurança dos trabalhadores. No entanto, trazer campanhas didáticas como essa é valorizar a equipe”.

Na obra da Construtora Sertenge o técnico de segurança, Wellington Macedo, comentou sobre a importância dos treinamentos para motivar e prevenir acidentes e ainda destacou. “O aprendizado nunca é demais. A campanha só vem somar com as ações que já praticamos constantemente no canteiro.”

As ações em terras baianas foram encerradas no dia 15 de março, na obra Residencial Franco Gilbert da Construtora Vertical Engenharia. Nesta oportunidade, a engenheira de segurança, Meire Toquero, agradeceu a realização da ação em seu canteiro e ressaltou que “O Trabalho em altura é um dos principais causadores de acidentes no Brasil e por isso merece total atenção para que os números possam ser revertidos. No entanto, não podemos esquecer de cumprir todos os requisitos legais para prevenção dos acidentes.”

Correalizador da CANPAT Construção, o SESI participou das ações por meio de seus representantes regionais da Bahia. O técnico de segurança, Júlio Brito Alves, apresentou aos trabalhadores a importância da utilização dos equipamentos de proteção individual (EPI) e coletiva (EPC) adequados, da sinalização, da realização de treinamentos, do cumprimento dos procedimentos operacionais, entre outros, para a prevenção de acidentes de quedas por trabalho em altura, tema da Campanha. Para Júlio as entidades envolvidas nessa ação estão cumprindo papel fundamental na luta ao combate de acidentes no trabalho.

O encerramento das ações ficou por conta da engenheira de segurança do trabalho do SESI-BA, Isnaia Cardoso, que reforçou a importância da prevenção dos acidentes nos canteiros. Segundo Isnaia, o setor da construção vem evoluindo significativamente ao longo dos anos, evidenciando maior preocupação na busca por condições melhores de trabalho. A CBIC e o SESI não poupam esforços para capitanear ações que visem a prevenção de acidentes nos canteiros de nosso país.

 

CANPAT Construção de Salvador – 09 de abril.

As ações nos canteiros de obras antecedem a realização do evento regional da CANPAT Construção de Salvador, que será realizado no dia 09 de abril, das 8h às 12h30, no auditório da Federação da Indústrias do Estado da Bahia – FIEB. No encontro, serão tratados os temas prevenção de quedas por trabalho em altura e a gestão da Segurança e Saúde no Trabalho (SST) para terceirizados. Também serão apresentados a plataforma Sesi Viva+, que reúne em um único ambiente os dados sobre segurança, saúde e estilo de vida do trabalhador da indústria. A CANPAT Construção Regional está sendo organizada pelo Sinduscon-BA, a (CBIC), o SESI e a Fiscalização do Trabalho.

COMPARTILHE!