Logo da CBIC
11/02/2019

Ações da CANPAT Construção realizadas em Curitiba

Canteiros de obras em Curitiba (PR) receberam no periodo de 06 à 08 de fevereiro, ações de sensibilização da Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes na Indústria da Construção, a “CANPAT Construção 2018-2019 – Mais Prevenção, Menos Queda’. O objetivo é conscientizar profissionais e empresas para a prevenção de acidentes de trabalho na indústria da construção, tornando o ambiente de trabalho cada vez mais produtivo e seguro.

As ações contaram com a participação da engenheira de Segurança e Saúde no Trabalho, (SST) Lígia Corrêa, da Comissão de Política de Relações Trabalhistas (CPRT) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). Foi apresentada a Campanha aos trabalhadores, destacando que ela se trata de uma iniciativa da CBIC, do Serviço Social da Indústria (SESI), do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Paraná (Sinduscon-PR), do Serviço Social da Indústria da Construção (Seconci),  e da Fiscalização do Trabalho. Estavam presentes nas ações os representantes da CBIC,  SESI-PR e Seconci-PR.

Foram visitadas obras nos empreendimentos da Construtora San Remo (07/02), Terrasse Engenharia e Construções  (07 e 08/02),  e Plaenge Empreendimentos e Participações (08/02). A apresentação da CANPAT Construção contou com a presença de trabalhadores, além da equipe técnica das empresas.

Correalizador da CANPAT Construção, o SESI participou das ações por meio da técnica de segurança do trabalho, Vilma da Silva Barbosa, representante do SESI-PR. Foi apresentado aos trabalhadores a importância da utilização dos equipamentos de proteção individual (EPIs) e coletiva (EPCs) adequados, da sinalização, da realização de treinamentos, do cumprimento dos procedimentos operacionais, entre outros, para a prevenção de acidentes de quedas por trabalho em altura, tema da Campanha. Para Vilma a segurança está em primeiro lugar, e destacou “para fazer segurança é preciso tratá-la como valor, buscando o comportamento seguro todos os dias.”

O encerramento das ações ficou por conta do engenheiro de segurança do trabalho do Seconci-PR, Roberto Gubert Rocha, que reforçou a importância da prevenção dos acidentes nos canteiros. Segundo Gubert, a concientização permanente dos trabalhadores na execução de suas atividades é fator fundamental para prevenção dos acidentes no trabalho.

CANPAT Construção  do Paraná – 14 de março

As ações nos canteiros de obras antecedem a realização do evento regional da CANPAT Construção de Curitiba, que será realizado no dia 14 de março, das 8h30 às 12h30, na sede do Sinduscon-PR. No encontro, serão tratados os temas prevenção de quedas por trabalho em altura e a gestão da Segurança e Saúde no Trabalho (SST) para terceirizados. Também serão apresentados a plataforma Sesi Viva+, que reúne em um único ambiente os dados sobre segurança, saúde e estilo de vida do trabalhador da indústria. A CANPAT Construção Regional está sendo organizada pelo Sinduscon-PR, a (CBIC), o SESI Nacional, o Seconci-PR e a Fiscalização do Trabalho.

COMPARTILHE!