Logo da CBIC
04/11/2019

Construção reforça importância da prevenção do câncer de próstata

Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) apontam que o câncer de próstata se tornou o segundo mais incidente entre os homens e, ao se considerar ambos os sexos, o quarto mais comum. Para alertar sobre a necessidade de prevenção da doença, o Serviço Social da Construção (Seconci-SP) ingressou na campanha Novembro Azul, iluminando sua sede.

A relevância do diagnóstico precoce aumenta as chances de cura do paciente. Todo homem acima de 45 anos deve visitar o urologista anualmente. Quando existe histórico familiar de câncer de próstata, é recomendável a antecipação dos cuidados para os 40 anos.

A prevenção da doença acontece por meio da realização de três análises:

  • Ultrassom de rins, bexiga e próstata
  • Exame de PSA (coleta de sangue)
  • Exame de toque, que investiga a região para constatar nódulos, mesmo que pequenos

Os exames podem ajudar a identificar outras patologias associadas à saúde do sexo masculino.

Se constatados indícios de câncer, será necessária a realização de uma biópsia. Nos casos iniciais, recomenda-se a cirurgia para remoção de toda a próstata e de alguns tecidos à sua volta, como a vesícula seminal, ou a radioterapia que utiliza radiações para destruir o tumor e impedir que as células se multipliquem. Quanto mais inicial o estado, maiores as chances de cura. Já nos níveis avançados, é indicado o uso do bloqueador hormonal, responsável pela redução de hormônios masculinos.

Finalizado o tratamento, o paciente deve retornar a cada quatro meses no primeiro ano e depois a cada seis meses. Passados cinco anos, o retorno deve ocorrer uma vez por ano. Com o avanço da tecnologia, a cirurgia se tornou um procedimento menos invasivo e de rápida recuperação.

O Seconci-SP conta com uma equipe médica que poderá orientar os trabalhadores e seus familiares sobre a prevenção, diagnóstico e tratamento apropriado do câncer de próstata.

(Com informações do Seconci-SP) 

COMPARTILHE!
Comissão de Política de Relações Trabalhistas
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.