Logo da CBIC
01/12/2020

92º ENIC debate inovação e ‘construtibilidade’ nas obras industriais

O case do Sistema de Tocha – Torre do Flare (tocha) da Unidade de Processamento de Gás Natural (UPGN), maior torre de flare da América Latina, será apresentado nesta quarta-feira (2), às 16h15, no quarto painel da Comissão de Obras Industriais e Corporativas (COIC) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) durante o 92º Encontro Nacional da Indústria da Construção (ENIC), 100% online.

Se fosse um prédio, seria um dos mais altos do país. Construída no antigo Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), atual Polo Gaslub, a torre conta com 424 toneladas de aço distribuídas em 156 metros de altura.

O case da torre, a maior da América Latina, compõe o sistema de segurança para a queima do gás residual dos campos do pré-sal, e será apresentado aos participantes do painel pelo diretor da MIP Engenharia, Celso Pimentel.

O flare instalado é o principal sistema de segurança para o comissionamento – etapa anterior à operação em que todos os sistemas e componentes são testados – e para a entrada em operação da UPGN. Ou seja: somente com esse sistema pronto para operar será possível concluir as demais utilidades e a própria UPGN. Os 156 metros de altura se justificam pela necessidade de dispersão dos gases e do calor produzido durante a queima em uma eventual parada inesperada de alguma unidade.

Também participarão do painel:

  • Aristóteles Passos, vice-presidente da regional Sudeste da CBIC e vice-presidente do Sinduscon–ES, representante da região brasileira com grande número de empreendimentos industriais
  • João Manuel Fernandes, presidente do Sinduscon-Rio, representante do estado em que fica localizado a obra e que o segmento de óleo e gás tem grande impacto na economia.

“A engenharia e construção brasileira resistem bravamente ao processo de comoditização a que vêm sendo submetidas nos últimos anos. Esse case é a prova inconteste da capacidade que a engenharia e a construção do segmento de obras industriais possui de invar e desenvolver metodologias construtivas para superar grandes desafios. É um segmento gerador de empregos formais em sua totalidade e portanto é oportuno o engajamento das empresas, das instituições, da academia e dos profissionais de engenharia e construção para este reconhecimento e assim potencializar a sua capacidade de gerar emprego e renda.”, pontua o presidente da COIC/CBIC, Ilso José de Oliveira.

Garanta sua vaga e participe do painel. A programação completa do 92º ENIC pode ser acessada no site do evento.

O 92º ENIC, o mais importante fórum de debates dos temas estratégicos e da agenda nacional da construção, é uma realização da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e conta com a correalização da Asbraco-DF, Sinduscon-DF e Ademi-DF. O evento conta com apoio do Sesi Nacional e do Senai Nacional e com patrocínio platinum da Caixa e da Arcelormittal Brasil e silver do Sicoob Engecred e Sebrae.

COMPARTILHE!
Comissão de Obras Industriais e Corporativas
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.