Logo da CBIC
05/12/2019

Avançam debates sobre engenharia e formação de preços em projetos

O Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Espírito Santo (Sinduscon-ES) recebeu nesta quinta-feira (05), em Vitória (ES), o Roadshow Formação de Preços e Relações Contratuais’, evento itinerante promovido pela Comissão de Obras Industriais e Corporativas (COIC) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). Por meio de vídeo, o presidente da CBIC, José Carlos Martins, deu as boas-vindas aos participantes capixabas que estavam no auditório do Sinduscon-ES. Em sua fala ele frisou que “contratantes e contratados estão no mesmo barco”.

 

Presidente Ilso José de Oliveira (COIC/CBIC) destaca importância do trabalho da comissão para aumentar o nível de sucesso na implantação de projetos (Fonte: Thuanny Louzada)

 

Para ter uma ideia do peso do segmento de obras industriais e corporativas, ele responde por cerca de um terço do PIB da indústria da construção, o que representa R$ 85 bilhões por ano. Por isso mesmo, de acordo com o presidente da COIC/CBIC, Ilso José de Oliveira, é importante esse trabalho da comissão em busca de elevar a maturidade das empresas que atuam no segmento e aumentar o nível de sucesso na implantação de projetos.

O presidente do Sinduscon-ES, Paulo Baraona, ressaltou que tratar da formação de preços e relações contratuais são temas relevantes, já que a insegurança jurídica impõe ao setor desafios constantes. Frisou que esse segmento é fundamental para gerar emprego e renda, daí a necessidade de se resgatar a sua capacidade de investimento.

A primeira palestra do evento foi feita pelo engenheiro Galib Abrahão Chaim, ex-diretor de projetos de Capital da Vale e atual presidente da GTEC Consultoria que abordou o tema ‘Engenharia é valor’. Para aumentar os níveis de segurança e sucesso dos projetos na área de construção, a valorização da engenharia é essencial, disse o palestrante.

O especialista disse que a falta de análise de risco é um dos erros da atualidade e defendeu a retomada da qualificação dos quadros técnicos das empresas.

Marcaram presença no evento, assim como empresários, contratantes de obras e profissionais que atuam nas construtoras:

  • Aristóteles Passos Costa Neto, vice-presidente da Região Sudeste da CBIC e vice-presidente do Sinduscon-ES
  • Leonardo Abreu, presidente da Comissão de Infraestrutura do Sinduscon-ES
  • José Maria Cola, engenheiro representando o Crea-ES

 

Empresários, contratantes de obras e profissionais que atuam nas construtoras participam do ‘Roadshow Formação de Preços e Relações Contratuais’no Espírito Santo (Foto: Thuanny Louzada)

 

Gestão Compartilhada, um Fator de Sucesso

O gerente comercial da MRoscoe, Diogo Coimbra, ressaltou que a gestão compartilhada é extremamente importante para o setor de projetos industriais. “O roadshow foi excelente para debater sobre o assunto e obter novas ideias, mas ainda temos um enorme desafio pela frente que é fazer com que a gestão compartilhada se torne uma prática no mercado”, disse.

Diogo Coimbra disse que sentiu falta da presença dos grandes clientes no evento. “O Estado do Espírito Santo tem grandes clientes e eles fazem parte desse processo, talvez sejam os maiores beneficiários dessa cultura de gestão compartilhada”, frisou.

O evento é uma realização da CBIC e do Sinduscon-ES, com correalização do Senai Nacional e apoio da Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (Findes), do Sindicato da Indústria da Construção Pesada no Estado do Espírito Santo (Sindicopes), do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas e de Material Elétrico do Estado do Espírito Santo (Sindifer) e do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores (PDF).

O roadshow faz parte do Projeto de Fortalecimento das Empresas de Obras Industriais e Corporativas.

COMPARTILHE!

Agenda COIC

julio, 2020

dom

lun

mar

mie

jue

vie

sab

-

-

-

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

No hay eventos

X