Logo da CBIC
02/08/2021

CBIC lança caminhos para viabilizar a continuidade de contratos

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), por meio da sua Comissão de Obras Industriais e Corporativas (Coic), lançou nesta segunda-feira (2/8) o documento “Caminhos para viabilizar a continuidade dos contratos impactados pela pandemia”. Acesse, já!

Elaborado pelo Comitê de Inteligência Estratégica (CIE) da COIC, o objetivo é ajudar as empresas de obras industriais e corporativas na negociação do reequilíbrio dos contratos, impactados pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

A publicação visa melhorar a relação entre as empresas prestadoras de serviços e as contratantes, tendo em vista que, para manter seus projetos em funcionamento desde março de 2020, as empresas do setor tiveram que arcar com custos não previstos de várias naturezas, situação agravada pelo desabastecimento de insumos da construção e pelo aumento generalizado e expressivo em seus custos.

O documento foi formatado em cinco capítulos e tem a missão de apoiar as empresas associadas às entidades afiliadas à CBIC.

A publicação “contextualiza o cenário, de forma objetiva e organizada, focando tanto os impactos advindos da cadeia de suprimentos de materiais quanto dos novos procedimentos operacionais requeridos, relatando ponto a ponto os efeitos adversos provocados”, destaca o presidente da COIC/CBIC, Ilso José de Oliveira.

Empresas poderão utilizá-lo no relacionamento com seus clientes

Além disso, “orienta as empresas sobre como quantificar os custos decorrentes dos efeitos adversos e disponibiliza uma gama de fatos, dados, pareceres e documentos que suportam a pertinência e a imperiosa necessidade de uma adequação nos contratos firmados antes da pandemia”, diz.

O documento será apresentado virtualmente no próximo dia 17/8, durante o Roadshow: formação de preços e relações contratuais. O evento será realizado das 16h às 18h20 pelas entidades associadas da CBIC no Paraná, mas pode ser acompanhado nacionalmente por todos os interessados.

Importante destacar que o conteúdo da publicação não é exclusivo ao segmento de obras industriais e corporativas, podendo ser acessado por profissionais dos setores de infraestrutura, indústria imobiliária e habitação de interesse social.

Gestão Compartilhada

O “Caminhos para viabilizar a continuidade dos contratos impactados pela pandemia” faz uma correlação com a cultura da Gestão Compartilhada, amplamente defendida pela COIC/CBIC, onde os interesses do projeto se sobrepõem aos interesses individuais de cada empresa que nele atua.

“Estamos convictos de que, todas as vezes em que se aplica a cultura da gestão compartilhada, normalmente se tem projetos de sucesso, conseguindo-se superar grandes desafios, como já foi testado e comprovado em vários empreendimentos. Como estamos diante de desafios imensos, para ampliar sua contribuição ao setor, a CBIC decidiu formatar este documento na certeza de que ele, no mínimo, chamará os gestores de projetos e dirigentes das empresas a uma reflexão, a qual se traduzirá em um esforço no sentido de possibilitar a continuidade dos projetos”, afirma Ilso de Oliveira.

A publicação tem interface com o projeto “Fortalecimento das Empresas de Obras Industriais e Corporativas” da COIC/CBIC, com a correalização do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional).

COMPARTILHE!

COIC Agenda

october, 2021

sun

mon

tue

wed

thu

fri

sat

-

-

-

-

-

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

No Events

X