Logo da CBIC
18/07/2019

BIM Colaborativo define novas metas para setor imobiliário de Brasília

A primeira reunião do Grupo de Trabalho BIM Colaborativo, do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Sinduscon-DF), ocorreu ontem (17/07), em Brasília, com a participação de representantes de nove das 16 empresas participantes do projeto piloto.

O projeto piloto BIM Colaborativo, que visou viabilizar a introdução da Modelagem da Informação da Construção (BIM) no cotidiano do setor imobiliário da região, é resultado da parceria entre a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional), o Sinduscon-DF e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do DF (Sebrae-DF).

A reunião foi coordenada pelo presidente do Sinduscon-DF e da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (Comat) da CBIC, Dionyzio Klavdianos, que destacou o sucesso da iniciativa e reiterou a disposição das entidades em continuar evoluindo no apoio à implantação do BIM, de forma sistêmica, na indústria da construção.

“O objetivo maior do GT deve ser ajudar a fazer com que o BIM permeie Brasília”, Dionyzio Klavdianos.

Após o debate de ações prioritárias a serem desenvolvidas pelo grupo, acordou-se que será elaborado um plano de trabalho inicial para ser consensado na próxima reunião, agendada para o dia 21 de agosto.

“A reunião reforçou a necessidade de darmos continuidade ao trabalho de rastrear dificuldades e facilidades na implantação da Modelagem da Informação da Construção (BIM). Este é um trabalho coletivo, onde é possível compartilhar os custos, dividir as experiências, bem como traçar metas importantes”, destaca Fabiana Curado, diretora de projetos da Síntese, associada ao Sinduscon-DF.

Representantes de empresas do DF participam de reunião do BIM Colaborativo
Durante o encontro foram definidos dois pontos relevantes:
  • Elaboração do BIM Mandate, onde a construtora define o que ela quer com a utilização do BIM
  • Formas para viabilizar o acesso aos softwares BIM, para que as empresas possam trabalhar.

“O foco é encontrar valores mais acessíveis e formas de trabalho coletivo, para seguirmos trabalhando pela implementação e difusão deste mercado, buscando sua expansão”, destaca Fabiana Curado.

Próximos passos

A iniciativa começou em outubro do ano passado e contou com o apoio de consultoria especializada e dos principais desenvolvedores de software BIM do mercado.

A metodologia foi composta de workshops, alinhamento conceitual, estudos dos processos e objetivos da implantação do BIM para as empresas participantes, que aprenderam a utilizar a inovação de acordo com a especialidade da empresa e o sistema de gestão por ela aplicado.

O objetivo agora é dar continuidade e apoio às empresas e perenizar o ambiente de integração e cooperação entre o grupo, que é formado por diversas partes da indústria.

O BIM é um dos temas trabalhados pela CBIC no projeto Tendências e Melhorias de Gestão, Tecnologia e Inovação na Construção, correalizado pelo Senai Nacional.

 

 

COMPARTILHE!

Agenda COMAT

Este Mês
Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.