Logo da CBIC
18/04/2022

Governo lançará melhorias para o ambiente de negócios na construção civil

A Secretaria Especial de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia (Sepec/ME) lançará no próximo dia 26/04 o Projeto Construa Brasil. A ação tem como objetivo melhorar o ambiente de negócios do setor da construção, retirando barreiras atuais e incentivando as empresas à modernização.

O Projeto Construa Brasil conta com mais 30 entregas voltadas para a melhoria do ambiente de negócios e metas relacionadas à convergência dos Códigos de Obras e Edificações.

Com o estímulo à modernização e industrialização do setor, espera-se a racionalização dos processos construtivos. O governo entende que a adoção da construção industrializada tem potencial para reduzir, significativamente, os prazos de execução das obras e aumentar, substancialmente, a eficiência dos processos, a sustentabilidade, as condições de trabalho para os trabalhadores e o controle de qualidade e de custos.

O foco do Projeto Construa Brasil é a elaboração de um planejamento estratégico para difusão da construção industrializada, além de estudos específicos para aprofundar o diagnóstico e propor soluções para as principais barreiras a essa difusão.

As metas estabelecidas estão relacionadas à/ao:

  • convergência dos Códigos de Obras e Edificações
  • melhoria do processo de concessão de alvará para construção
  • difusão do Building Information Modeling (BIM) no Brasil
  • desdobramentos da Estratégia BIM BR e ao incentivo à coordenação modular
  • construção industrializada

Os produtos desenvolvidos para cada uma das metas do Projeto Construa Brasil, estarão disponíveis no site – que será apresentado no dia do lançamento – para apoiar a desburocratização, a digitalização e a industrialização do setor da Construção.

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) estará presente ao lançamento, representada pelo presidente da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (COMAT), Dionyzio Klavdianos, e pela gestora Leila Sobral.

COMPARTILHE!

Agenda COMAT

Abril, 2024