Logo da CBIC
09/12/2021

Quintas da CBIC: minha empresa sobrevive sem o uso do BIM?

Quintas da CBIC desta semana traz um dos painéis mais assistidos do 93º Enic 

O Quintas da CBIC desta semana (9) reprisou o painel “Meu Negócio Sobrevive sem o Uso do BIM?”, transmitido no 93º Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic), realizado online no mês de outubro pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).

O evento debateu o ambiente de negócios e a prosperidade dos empreendimentos para avaliar a Modelagem de Informação da Construção (Building Information Modeling – BIM, em inglês) e questionar a sobrevivência das empresas sem o uso desta ferramenta.

No painel mediado pelo presidente da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (Comat/CBIC), Dionyzio Klavdianos, destacou que o  tema já é realidade no mercado e na vida dos profissionais envolvidos na construção civil e como isso tem mudado a forma com que as empresas percebem os custos e as projeções de uma obra.

Segundo os participantes do debate, a implementação do BIM requer uma mudança de cultura nos métodos e relacionamento entre os agentes participantes. O desafio é reunir informações multidisciplinares sobre o empreendimento desde a concepção até as fases de uso e manutenção, incluindo todos os envolvidos na concepção do projeto.

Wilton Catalani, presidente do BIM Fórum Brasil, lembrou que a adoção da tecnologia pelas empresas mantém a sustentabilidade dos negócios e que se trata de uma decisão estratégica e que os gestores fazem BIM para fazer mais barato, para ter mais controle e menos riscos.

Um dos desafios para a implementação do BIM, destacado pelos painelistas, é a gestão e o planejamento. Murilo Blanco Mello, gerente de Engenharia e Pesquisa & Desenvolvimento da Brasil ao Cubo, evidenciou que a adoção do sistema não é a questão principal de debate dentro das empresas. Mas, sim, de como evoluir, desenvolver soluções e ferramentas que ajudem a empresa a ser mais eficiente, otimizada e competitiva.

Jefferson Dias Santos, coordenador estadual de Projetos de Construção do Sebrae, e Klavdianos reforçaram que, além da necessidade do conhecimento da ferramenta, é importante uma mudança de cultura para a implementação desta tecnologia.

Enic – O 93º Enic é uma realização da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e conta com apoio do Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional), do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional) e de entidades do setor, com patrocínio do Sebrae, OrçaFascio, Konstroi, Agilean, Brain Inteligência Estratégica, Mútua e Predialize.

COMPARTILHE!

Agenda COMAT

Abril, 2024