Logo da CBIC
24/11/2021

Área de Inovação da CBIC apresenta cases de produtividade para a construção

Os cerca de 40 participantes da reunião online da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (Comat) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), no dia 23/11, tiveram a oportunidade de conhecer seis cases de produtividade que concorreram ao 2º Prêmio Produtividade do Mesmo Lado 2021, da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc).

Os cases trazem soluções originais no canteiro de obras e ganhos de produtividade relacionados a sistemas construtivos. A iniciativa, segundo o presidente da Comat/CBIC e jurado técnico da premiação, Dionyzio Klavdianos, já antecipa as discussões do projeto ‘Construção 2030’ da CBIC, baseado na metodologia de foresight – estudo de pensamento de futuro.

De acordo com consultora da Abrainc, Marcia Haddad, esses cases vão compor uma biblioteca de boas iniciativas que contribuíram para o desenvolvimento da cadeia produtiva da indústria da construção.

Os cases apresentados foram divididos em dois módulos – Soluções originais no canteiro de obras e Sistemas construtivos, e serão detalhados a partir da próxima segunda-feira (29/11), no CBIC Hoje. Acompanhe!

Soluções originais no canteiro de obras

Tegra Incorporadora:

  • Sensor de segurança evita acidentes e aumenta a produtividade da obra (vencedor da edição 2021, na categoria Votação Popular)
  • Sistema de proteção piso a piso – benefícios na produtividade e segurança

MF Artefatos:

  • APP para gerenciamento da operação de concretagem

Sistemas construtivos

Tecverde

  • Construção industrializada em Wood Frame – prédio de 4 pavimentos em 6 dias (vencedor da edição 2021, na categoria Fornecedor/Construtor)

Brasil ao Cubo

  • Construção Modular: maior prédio da América Latina construído em apenas 100 dias (vencedor da edição 2021, na categoria Impacto na Obra

Cyrela

  • Gestão de projeto de fachada de luxo permite grande produtividade e atendimento dos prazos

Normalização e Planejamento de ações para 2022

Durante a reunião também foram tratados assuntos relacionados à Normalização e linhas gerais do planejamento de ações da Comat para 2022.

O líder do Grupo de Acompanhamento de Normas Técnicas (Gant) da Comat/CBIC e assessor técnico do Sinduscon-MG, Roberto Matosinhos, informou sobre as principais mudanças ocorridas no processo de normalização durante a pandemia da Covid-19. Dentre elas, a de que as reuniões dos Comitês Brasileiros passaram a ser online e a de que o prazo da Consulta Nacional passou a ser de 30 dias.

Matozinhos informou que houve aumento no número de usuários do Portal CBIC de Normas Técnicas da Indústria da Construção, que atualmente é de 5.615 interessados. Nele consta todo o processo de normalização atualizado do setor da construção.

O líder do Gant reforçou que o processo de normalização nunca esteve tão dinâmico. De janeiro de 2020 até outubro de 2021 foram publicadas 401 normas. “Só neste ano houve um acréscimo de 50 normas no Catálogo de Edificações do Portar de Normas Técnicas da CBIC”, frisou.

Além disso, Matozinho enfatizou aos membros da Comat a importância da participação de todos no acompanhamento das normas. Lembrou que no dia 26/11, às 8h30, será realizada a 10ª reunião da Norma de Garantia.

Já no dia 29/11, às 9h, ocorrerá a reunião da Norma sobre Parede de Concreto Celular, para discutir como acolher produtos inovadores, para os quais não existem normas brasileiras. Dada a importância do tema, Lídio Bandeira, do Sinduscon-Rio, aproveitou a oportunidade para convidar a todos a também participarem da discussão.

A reunião tem interface com o projeto “Inovação e Tecnologia na Indústria da Construção” da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (Comat) da CBIC, em correalização com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional).

COMPARTILHE!

Agenda COMAT

Março, 2024