Logo da CBIC
18/10/2021

Enic: soluções colaborativas criam inovação para empresas

Primeira oficina do 93º Encontro Nacional da Construção debateu projeto Construção 2030, da CBIC e Senai Nacional

O presidente da Comissão de Materiais da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Dionyzio Klavdianos, coordenou o debate sobre o cenário atual do projeto Construção 2030, na oficina “Planejando a construção do futuro”. A mesa de discussão foi a primeira do 93º Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic).

“Está mais do que na hora de mostrarmos para o setor o quanto vale à pena investir em inovação, qualidade e produtividade”, afirmou. A CBIC, em correalização com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional), criou o projeto Construção 2030 a fim de preparar o setor para as modificações tecnológicas e comportamentais que já estão no cotidiano das empresas e consumidores e que devem se intensificar na próxima década, especialmente na habitação.

No evento, o gerente de negócio do Senai Cimatec-BA, Carlos Bonfim, explicou como as empresas podem aderir à iniciativa. “Nossa equipe realiza o diagnóstico das empresas que nos procuram e encaminha as demandas para formação de consórcios colaborativos,” disse. O Senai Cimatec fica em Salvador (BA) e dá suporte ao desenvolvimento e à inovação em indústrias como a da construção.

Consórcios do projeto Construção 2030

O especialista em desenvolvimento industrial do Senai Nacional, Luís Gustavo Delmont, ressaltou a importância de incentivar o trabalho colaborativo entre as empresas. “Assim, custos e soluções são divididos nos consórcios. Depois, cada empresa absorve e utiliza a solução do seu jeito. A forma que trabalhamos não afeta a competitividade de cada negócio.”

Para o representante do Sindicato da Indústria da Construção do Estado da Bahia (Sinduscon-BA), Vicente Mattos, a grande vantagem do programa é que une “um grande conjunto de instituições para buscar as soluções que as empresas precisam”. Bruno Goretti, da Brasil Incorporações, empresa sediada em Brasília, acrescentou que “todo processo de modificação do status quo exige que se abra os olhos para os investimentos em software, hardware, formação de equipes multidisciplinares e na geração de novos conhecimentos”.

A oficina tem interface com o projeto “Inovação e Tecnologia na Indústria da Construção”, da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (Comat) da CBIC, com correalização do Senai Nacional.

O 93º Enic é uma realização da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e conta com apoio do Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional), do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional) e de entidades do setor, com patrocínio do Sebrae, OrçaFascio, Konstroi, Agilean, Brain Inteligência Estratégica, Mútua, Predialize e Roca, Sienge + Softplan, Aval, Softwareone, TK Elevators e Frontera.

COMPARTILHE!

Agenda COMAT

Abril, 2024