Logo da CBIC
25/06/2021

2ª Consulta sobre Vidros é pauta da 5ª Reunião do Gant/Comat de 2021

O Grupo de Acompanhamento de Normas Técnicas (Gant/Comat) se reuniu na quinta-feira (24/06) para discutir o 2º Projeto ABNT PR 1010 “Aplicação e Manutenção de vidros na Construção Civil” em Consulta Nacional até 05/07/2021. Essa foi a quinta reunião do Gant à distância em 2021.

Ao abrir o encontro, o líder do Grupo, Roberto Matozinhos, pontuou que a participação do Gant na 1ª Consulta Nacional do 1º Projeto da Prática Recomendada (PR), findada em março deste ano, foi relevante para contribuir com a clareza do objetivo do documento, que é recomendar práticas ou procedimentos estabelecidos pelas Normas Técnicas.

O Grupo de trabalho identificou e discutiu, no novo projeto em Consulta, oportunidades de melhorias, das quais destacamos as especificações e aplicações de vidros em edificações, em conformidade com as normas.

Também foi discutida a participação dos interessados na elaboração deste documento e o prazo de 30 dias adotado pela ABNT para a Consulta Nacional de Práticas Recomendadas (PR) e para as Normas Técnicas ABNT. O Grupo considera importante que o prazo seja maior, visto que envolve a análise técnica de seu conteúdo de acordo com Normas Técnicas relacionadas, regulamentos, programas setoriais, entre outras informações sobre o tema, ponderando também sobre o volume de documentos técnicos incidentes no setor da Construção colocados em Consulta.

Foi agendada nova reunião para finalizar a análise das contribuições e elencar os pontos que subsidiarão as contribuições ao documento em Consulta Nacional.

Para acompanhar as alterações de Normas Técnicas e de Práticas Recomendadas do setor da construção, acesse o Portal de Normas Técnicas da CBIC. O cadastro, gratuito, dá acesso às informações desta PR e das Normas ABNT.

O acompanhamento e gestão das normas técnicas do setor integra o projeto “Inovação e Tecnologia”, realizado pela CBIC, por meio da sua Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (Comat), com a correalização do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional).

COMPARTILHE!

Agenda COMAT

Março, 2024