Logo da CBIC
24/02/2021

COMAT realiza primeira reunião ordinária de 2021

Na quarta-feira (24), a Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade  (COMAT) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) realizou a primeira reunião do ano com os associados, onde foram apresentados os projetos em pauta para 2021.

 

 

A coordenação foi de Dionysio Klavdianos, presidente da COMAT/CBIC, que deu as boas-vindas e falou sobre o planejamento do projeto: Inovação e Tecnologia, uma parceria entre a CBIC e o SENAI Nacional,  que  prevê para o ano o desenvolvimento da Parceria CBIC e Coopercon-BR; que segundo ele, “Com a problemática do desabastecimento de materiais, o projeto com a Coopercon-BR cresceu, pois viu-se novas formas de compras e oportunidades que vão além da compra coletiva”. O tema Construção 2030, com destaque da iniciativa: “Habitat de Inovação da Indústria da Construção”, uma parceria da CBIC com: SENAI Nacional, Sinduscon-BA e SENAI CIMATEC, para a criação de um centro de inovação para a cadeia produtiva da construção, e que terá o primeiro projeto na temática da Habitação de Interesse Social – HIS. E ainda, contidos no projeto estão os temas Normas, Certificações e Programas de Qualidade. Foi destacado que a revisão dos regimentos gerais do Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H) será pauta do Quintas da CBIC, no dia 04 de março, Klavdianos pediu a todos que reservem a data.

 

 

A apresentação de Roberto Matozinhos, representante do Sinduscon-MG e líder do  Grupo de Acompanhamento de Normas Técnicas da COMAT/CBIC, trouxe a movimentação da normalização no setor da Construção e o desempenho do portal: “Houve um aumento no número de usuários do Portal CBIC de Normas Técnicas da Indústria da Construção, e estamos com quase 5 mil”, falou.

 

 

Atualmente, há aproximadamente 9 mil normas técnicas da ABNT relacionadas à construção civil e aproximadamente 2.200 estão no Portal de Normas Técnicas da CBIC: https://www.cbic.org.br/normasdaconstrucao/. Matozinhos explicou que a GANT acompanha em torno de 31 comitês brasileiros de interesse do setor da construção ligados às normas da ABNT.

 

 

Novidade

Matozinhos apresentou a parceria da CBIC com o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) que visa o mapeamento das normas citadas em legislação federal. E divulgou a nova parceria, do Sistema Confea/ Crea e Mutua com a ABNT, que dá desconto de 66% às normas técnicas em vigência no país e no Mercosul, além de benefícios em cursos oferecidos pela ABNT.

 

 

Ao todo, mais de 40 representantes de entidades associadas estiveram presentes e levantaram discussões sobre normas de desempenho, de segurança contra incêndio, patologias do concreto, problemas de deslocamento da cerâmica e também novidades sobre sistemas de fachadas.

 

 

Llilian Sarrouf, Superintendente do CB-02, falou sobre um processo novo na ABNT que é a publicação de práticas recomendadas. E solicitou a análise da COMAT da primeira relacionada ao setor: Projeto ABNT PR 1010 – Aplicação e Manutenção de vidros na Construção Civil, que está sua consulta nacional até 9 de março.

 

Para finalizar, Lydio Bandeira, representante do Sinduscon-Rio e membro do GANT,  fez uma apresentação que levantou a questão sobre o curto prazo dado para consultas nacionais que acabam prejudicando a análise das mesmas. Bandeira abordou especificamente a consulta aberta para a revisão da ABNT NBR 7212, cujo título atual é “Execução de concreto dosado em central – Procedimento”,  que foi aberta em 2 de fevereiro de 2021 com término previsto para 3 de março de 2021. “22 dias úteis na verdade”, adicionou. Foram apresentados os principais pontos de atenção da referida norma para construtores e incorporadores.

 

 

A reunião tem interface com o projeto “Inovação e Tecnologia”, da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade, com a correalização do Serviço Nacional de Aprendizagem Industriai (Senai Nacional).

 

 

Clique aqui e saiba mais sobre a parceria CBIC e Confea.

COMPARTILHE!

Agenda COMAT

Este Mês
Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.