Logo da CBIC
21/01/2021

Entrevista – Plataforma permite análise de desempenho de edificações

A Plataforma de análise de desempenho acústico de edificações, da empresa Síntese Acústica Arquitetônica, de Brasília, é uma das inovações do 23º Prêmio CBIC de Inovação e Sustentabilidade da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), 3º lugar na Categoria Gestão da Produção e Pesquisa e Desenvolvimento (P&D).

Para que todos tenham a oportunidade de conhecer mais sobre as inovações premiadas e examinar suas potencialidades, a Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (Comat) da CBIC retoma nesta quinta-feira (21) a divulgação das entrevistas com os representantes dos projetos vencedores desta edição, que poderão ser conferidas semanalmente.

A conversa de hoje é com a arquiteta Fabiana Curado Coelho, sócia do escritório.

Em entrevista exclusiva ao CBIC Hoje+, Fabiana Coelho abordou, entre outros, o benefício da inovação para a indústria da construção e como enxerga o futuro da sua inovação no setor.

Confira, com exclusividade, a íntegra a seguir:

CBIC Hoje+: Qual o principal benefício da inovação para a indústria da construção?

Fabiana Curado Coelho: A plataforma de análise de desempenho acústico congrega em um banco de dados informações sobre o desempenho acústico de edificações residenciais conforme a NBR 15.575 [Norma de Desempenho]. Ela permite realizar análise do comportamento de diferentes sistemas construtivos, comparativo de resultado da obra ou empresa com os resultados praticados no mercado, identificação de tendências de mercado e análise de médias de custos. Isso permite que o usuário, através desta ferramenta Big Data, invista em Business Intelligence utilizando um benchmarking de desempenho acústico.

 C.H.+: Qual foi a principal motivação em desenvolver seu projeto?

F.C.C.: A nossa proposta é facilitar a compreensão da informação técnica de acústica para construtor, possibilitando análises diversas sobre desempenho acústico dentro da sua empresa, através de parâmetros de comparação com o mercado. Assim possibilitando que as tomadas de decisões do construtor possua embasamento técnico para investir numa construção com melhor desempenho acústica com menor custo financeiro.

C.H.+: Como você enxerga o futuro da sua inovação na indústria da construção?

F.C.C.: Atualmente a plataforma apresenta apenas informação sobre desempenho acústico, mas essa pode ser ampliada para outras matérias como térmico, lumínico, durabilidade, estanqueidade entre outros requisitos da Norma de Desempenho. Além disso, a plataforma agrega para o setor a possibilidade de trabalhar/pensar desempenho a partir de uma Big Data, fomentando estratégias de gestão com o Business Intelligence e a criação de benchmarks de desempenho, aproximando o setor das ferramentas de gestão da Indústria 4.0.

C.H.+: O maior desafio para inovar, de forma sustentável, na indústria da construção no Brasil?

F.C.C.: Para inovar na área da gestão de produção e pesquisa e desenvolvimento o maior desafio é promover a mudança da cultura de gestão da informação dentro das empresas. A produção de dados na construção civil não é tão veloz ou informatizada quanto a de outras indústrias, mas isso não significa que o dado não exista e que ele não tenha valor, há um trabalho extra para reuni-lo e organizá-lo, mas que é compensado pela capacidade inserção da gestão da construção civil na era da informação.

C.H.+: O que significa receber o Prêmio CBIC de Inovação e Sustentabilidade?

F.C.C.: A premiação é o reconhecimento de que o nosso trabalho contribui para o desenvolvimento do mercado e da qualidade da construção civil brasileira, além de ser se apresentar como uma oportunidade de implementação efetiva e crescimento da plataforma de análise de desempenho.

A cerimônia de premiação, com apresentação da Orquestra Sinfônica de Brasília, está disponível no
Canal da CBIC no YouTube
 e na plataforma do 92º Encontro Nacional da Indústria da Construção (ENIC).

A 23ª Edição do Prêmio CBIC de Inovação e Sustentabilidade integra o projeto ‘Inovação e Tecnologia’, realizado pela CBIC, por meio da sua Comat, com a correalização do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional).

Confira, a dos demais premiados:

Entrevista – Construção rápida garante assertividade no prazo e custo final do empreendimento

 

COMPARTILHE!

Agenda COMAT

Este Mês
Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.