Logo da CBIC
28/07/2020

Comissão de Vedações Corta-Fogo da ABNT apresenta normas de Selagens

O coordenador dos trabalhos de elaboração das normas de Selagens Resistentes ao Fogo em Barreiras de Compartimentação da Comissão de Estudo de Vedações Corta-fogo (CE-024:101.006) da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), Antônio Fernando Berto, debateu ontem (27), durante reunião, os principais impactos dos Projetos de Normas. A apresentação foi feita em atendimento à solicitação dos membros do Grupo de Acompanhamento de Normas Técnicas (Gant)/Comat) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).

Um dos destaques foi a exposição da Parte 2 da Norma ‘Selagens de aberturas de passagem de instalações de serviço em elementos de compartimentação – Parte 2: Ensaio de resistência ao fogo’, que finalizou sua discussão na Comissão de Estudos e foi encaminhada à ABNT para análise e adequação para envio à Consulta Nacional.

Segundo o coordenador, os trabalhos em relação à Parte 1 da Norma ‘Selagens resistentes ao fogo em elementos de compartimentação – Parte 1: Requisitos’ estão avançados e as duas últimas Partes (3 e 4) serão as próximas a entrar na pauta da Comissão de Estudos:

  • Selagens de juntas em elementos de compartimentação – Parte 3: Ensaio de resistência ao fogo;
  • Selagens perimetrais em elementos de compartimentação – Parte 4: Ensaio de resistência ao fogo.

Outro destaque foi a discussão sobre o projeto de norma complementar de ‘Classificação de resistência ao fogo de elementos construtivos para edificações’, que também está sendo elaborado pela Comissão de Estudo de Vedações Corta-fogo. Veja a apresentação.

Os membros do Gant apontaram ao coordenador Antônio Berto a questão da falta de dados técnicos de ensaios de resistência ao fogo de materiais e a importância da disponibilização das informações para a Indústria da Construção. O grupo registrou que saber a classificação e o tempo de resistência dos materiais mais utilizados na construção civil são fundamentais para os projetistas especificarem corretamente em seus projetos.

Já a superintendente do ABNT/CB-002 – Comitê Brasileiro da Construção Civil, Lilian Sarrouf, demonstrou a evolução dos trabalhos do comitê e abordou a nova pauta da Comissão: o Projeto de Norma ‘Garantias das edificações – requisitos e procedimentos para aplicação das condições de garantias’. Sarrouf também enfatizou a importância do Gant/CBIC neste processo e colocou-se à disposição do Grupo.

A coordenadora do Grupo Regional de Normas Técnicas de Pernambuco e representante do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Pernambuco (Sinduscon-PE), Elka Porciúncula, apresentou os membros de seu Grupo e as discussões de Normas da ABNT que cada um vem participando. Segundo Elka, a participação de várias entidades no Grupo Regional, como Ademi-PE, Senai-PE, Itep, Unicap, ABCP, Cau-PE, Crea-PE, Telecomat, Upe,entre outras, garantindo acompanhamento de normas multidisciplinares e uma troca muito rica entre os membros.

“Essa troca de informações se estende aos membros do Gant, que dão suporte ao grupo e tem o papel fundamental de disseminar as informações para todas as regionais”. completa Elka.

Para acompanhar as alterações de normas técnicas do setor da construção, acesse o Portal de Normas Técnicas da CBIC. O cadastro, gratuito, dá acesso às informações destas e de outras Normas ABNT.

O acompanhamento e gestão das normas técnicas do setor integra o projeto ‘Inovação e Tecnologia’, realizado pela CBIC, por meio da sua Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (Comat), com a correalização do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional).

COMPARTILHE!

Agenda COMAT

Março, 2024