Logo da CBIC
03/04/2020

Publicadas as Erratas das Normas ABNT NBR 10151 e ABNT NBR 10152

Foram publicadas na terça-feira (31/03) as Erratas das normas ABNT NBR 10151 Acústica – Medição e avaliação de níveis de pressão sonora em áreas habitadas – Aplicação de uso geral e  ABNT NBR 10152 Acústica – Níveis de pressão sonora em ambientes internos a edificações, elaboradas pela Comissão de Desempenho Acústico de Edificações (ABNT/CB-002/CE-002:135.001). As Erratas foram incorporadas às normas que passaram a ter suas versões corrigidas de 2020.

A publicação concomitante das duas Erratas teve por objetivo a compatibilização do texto de ambas, referente aos equipamentos necessários para realização das medições.

Segundo a representante do Grupo de Acompanhamento de Normas Técnicas (Gant) na Comissão de Estudos, Fabiana Curado, coordenadora de projetos na Síntese Acústica Arquitetônica, os textos não eram divergentes entre si, apenas possuíam pequenas diferenças de forma ou posições no corpo das normas. A compatibilização serviu para facilitar a leitura e referências das duas normas. Na Errata da ABNT NBR 10151, também foi inserido na Introdução um texto de esclarecimento sobre eventos de interesse social ao ar livre.

Segundo a especialista, nenhuma das alterações publicadas afetam as atividades da Construção Civil, uma vez que não impactam procedimentos de medição ou o resultado de laudos emitidos conforme essas normas.

A Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (Comat) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), por meio de seu Gant,  monitorou e divulgou o status das normas ABNT NBR 10152, revisada em 2017, e ABNT NBR 10151, que teve sua revisão publicada em 2019. No mês de março de 2020, também monitorou e divulgou a harmonização das normas que aconteceu na reunião da Comissão do dia 09/03/2020.

Para acompanhar as alterações de normas técnicas do setor da construção acesse o Portal de Normas Técnicas da CBIC. Através do cadastro gratuito poderá ter mais informações destas e de outras normas da ABNT.

Os temas tratados têm interface com o ‘Projeto Tecnologia e Inovação na Indústria da Construção’ da CBIC com o Senai Nacional.

COMPARTILHE!

Agenda COMAT

Abril, 2024