Logo da CBIC
19/02/2020

Harmonização das normas de acústica entra em pauta na ABNT

A primeira reunião de 2020 da Comissão de Estudo de Desempenho Acústico de Edificações (CE-002:135.001) do Comitê Brasileiro de Construção Civil da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT/CB-002) será no próximo dia 9 de março, em São Paulo.

Na pauta, destaque para as indicações do coordenador e do secretário da Comissão para condução do trabalho de harmonização das normas:

ABNT NBR 10152 “Acústica – Níveis de pressão sonora em ambientes internos a edificações”

ABNT NBR 10151 “Acústica – Medição e avaliação de níveis de pressão sonora em áreas habitadas – Aplicação de uso geral.

A Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (Comat) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), por meio do seu Grupo de Acompanhamento de Normas Técnicas (Gant), monitorou e divulgou o status das referidas normas ABNT NBR 10152, revisada em 2017, e ABNT NBR 10151, que teve sua revisão publicada em 2019.

Para acompanhar as alterações de normas técnicas do setor da construção, acesse o Portal de Normas Técnicas da CBIC. O cadastro, gratuito, dá acesso a informações desta e de outras Comissões de Estudo ABNT.

O acompanhamento de normas técnicas está inserido no projeto ‘Inovação e Tecnologia na Indústria da Construção’, uma iniciativa da CBIC com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional).

 

Sobre a ABNT

A ABNT é o foro nacional de normalização. É responsável pela gestão do processo de elaboração das Normas Brasileiras (NBR), destinadas aos mais diversos setores.

A ABNT/CB-002 é responsável pela normalização no campo da construção civil, no que se refere a edificações, compreendendo:

  • Terminologia;
  • Projeto de estruturas, independente do material da construção;
  • Organização de informações de projeto e construção;
  • Requisitos geométricos gerais para construção e elementos construtivos, incluindo coordenação modular e seus princípios básicos regras gerais para juntas, limites e tolerâncias;
  • Regras gerais para outros requisitos de desempenho de construção e sistemas construtivos incluindo a coordenação destes com os requisitos de desempenho;
  • Projeto de ambiente interno de novos edifícios e modernização de existentes visando a sustentabilidade (incluindo conservação de energia e eficiência energética).
  • Gerenciamento e custos da construção, incluindo estudos de viabilidade, orçamentos, organização do empreendimento, contratação, recebimento de obras e serviços;
  • Manutenção de edificações incluindo elaboração de manuais de uso, e
  • Avaliação pós-ocupação.
COMPARTILHE!

Agenda COMAT

Este Mês
Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.