Logo da CBIC
24/10/2018

Teresina sedia Workshop Implantação do BIM

Nesta segunda-feira (22), com aproximadamente 300 participantes, o Sindicato das Indústrias de Construção Civil de Teresina (Sinduscon-Teresina-PI) realizou o Workshop Implementação do BIM, promovido pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Nacional). O encontro ocorreu no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Piauí (FIEPI) e contou com a apresentação da palestra sobre a Coletânea de Implementação do BIM para Construtoras e Incorporadoras – CBIC, ministrada por Rogério Suzuki, as apresentações das desenvolvedoras de softwares BIM: Graphisoft, por Diego Vargas e Bentley, por Leonardo Tavares e a experiência bem-sucedida da Construtora Sinco Engenharia, por seu Diretor Técnico, vice-presidente de tecnologia e qualidade do SindusCon-SP e líder do projeto de disseminação do BIM da COMAT/ CBIC, Paulo Sanchez. Na programação esteve contida ainda uma palestra sobre o planejamento da implantação do BIM na Prefeitura Municipal de Teresina, realizada pela líder do projeto, Virginia Moura e realização de debate com os participantes, ao final.

O presidente do Sinduscon Teresina Francisco Reinaldo afirma que o Workshop superou expectativas. “O evento foi bastante participativo, tivemos três palestras e uma em especial ministrada por Rogério Suzuki. Fiquei muito feliz com o feedback que já tive desse primeiro momento, onde muitas pessoas discutiram um novo modelo de gestão para construir”, conta.

O palestrante nacional e consultor da BIM pela CBIC, Rogério Suzuki, espera que após o workshop as pessoas possam se interessar ainda mais e buscar bons caminhos para a adoção dos processos BIM: “Fiquei surpreso pela quantidade de pessoas aqui presentes e o grau de interesse. Reproduzimos o trabalho de conscientização que temos feito em outras localidades com o objetivo de explicar o conteúdo da coletânea e espero que tenhamos contribuído para uma mobilização aqui em Teresina e região”, finaliza.

O sentimento de Paulo Sanchez, que abordou no evento as “Experiências bem- sucedidas de empresas do segmento” é de satisfação com o evento e com o processo que a Prefeitura de Teresina está adotando para a utilização do BIM. “Um evento que teve mais de 300 pessoas interessadas em aprender é fantástico. E o que vou levar para os outros lugares é o exemplo da prefeitura que está trabalhando bastante neste processo e o gestor é o primeiro a cobrar isso, com o comprometimento de cima para baixo”, afirma.

Para o prefeito de Teresina, Firmino Filho, a chegada do BIM era inevitável não somente nas empresas privadas, mas também no setor público. “Por parte do poder público já existe uma preocupação e uma discussão de que todas as obras sejam feitas no BIM. É uma tendência irreversível e será uma obrigação que chegará mais cedo ou mais tarde”, finaliza.

COMPARTILHE!

Agenda COMAT

Este Mês
Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.