Logo da CBIC
18/06/2018

Fóruns de discussão de Normas Técnicas serão novas ferramentas do Gant para disseminação de informações normativas para o setor

Os membros do Grupo de Acompanhamento de Normas Técnicas (Gant) da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (Comat) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) se reuniram na manhã da última sexta-feira (15/06), em Brasília. Em destaque, a discussão do andamento de duas importantes normas para o setor. Uma sobre a ABNT NBR 14931 – Execução de Estruturas de Concreto, que está em revisão. A outra sobre a ABNT NBR 10151 – Acústica – Avaliação do ruído em áreas habitadas, visando o conforto da comunidade – Procedimento, que encontra-se em fase de análise dos votos da Consulta Pública.

Com o intuito de estender a discussão a todo setor e dirimir dúvidas, foram criados Fóruns para essas normas no Portal CBIC de Normas Técnicas ABNT da Indústria da Construção. Especialistas nas áreas mediarão os debates e trarão informações sobre os processos de revisão, diretamente das Comissões de Estudo da ABNT. Para acessá-los, basta efetuar o cadastro, clicando aqui.

Outras funcionalidades do Portal CBIC de Normas Técnicas também foram discutidas durante a reunião. O portal permite acesso a todas as informações de alterações de normas, desde o desenvolvimento dos projetos e revisões de normas nas Comissões até suas publicações. O Portal pode ser acessado por computador, smartphone ou tablete.

Segundo o líder do Grupo, Roberto Matozinhos, representante do Sinduscon-MG, estão sendo formatadas novas ações para incentivar e auxiliar a formação de Grupos regionais de discussão de normas. Nesse sentido, o Gant está preparando, para o segundo semestre de 2018, quatro workshops para disseminação dos conteúdos normativos de interesse do setor e treinamento nos processos da ABNT. A ação visa o engajamento do setor em conhecer e participar dos processos de normalização. As ações estão contidas no projeto “Gestão das normas técnicas do setor”, uma iniciativa da CBIC e do Senai Nacional.

COMPARTILHE!

Agenda COMAT

Março, 2024