Logo da CBIC
10/03/2022

CBIC avalia produtividade no canteiro de obras como foco do Prêmio de Inovação de 2022

A Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Comat/CBIC) deu início às ações da área em 2022, durante a primeira reunião online do ano, realizada no dia 09/03, com a participação de especialista em produtividade, representante da Secretaria Nacional de Habitação do Ministério do Desenvolvimento Regional (SNH/MDR) e membros da comissão.

O professor da Poli-USP e diretor da Produtime e da Indicon, Ubiraci Espinelli Lemes de Souza, fez uma exposição sobre o tema “Produtividade da mão de obra no canteiro de obra”. O objetivo foi abrir as discussões para a definição das categorias específicas da edição do Prêmio CBIC de Inovação e Sustentabilidade, que será lançado no segundo semestre do ano.

Na avaliação de Ubiraci de Souza, “melhorar a produtividade é essencial para a construção e para o país”. Como caminhos, citou: pré-fabricação, intervenções em equipamentos, PDCA da mão de obra, Saúde e Segurança do Trabalho (SST), projetos, microplanejamento, apoio da tecnologia, novos produtos/processos, treinamentos e motivações das operações.

Inovação e produtividade

As tecnologias homologadas pelo Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H) e os disponíveis para utilização, com destaque para o Sistema Nacional de Avaliação Técnica de Produtos Inovadores e Sistemas Convencionais (SiNAT), foram apresentadas pelo engenheiro Antônio Eurípedes Rosa, do PBQP-H, da Secretaria Nacional de Habitação do Ministério do Desenvolvimento Regional (SNH/MDR).

O SiNAT supre, provisoriamente, as lacunas da normalização técnica prescritiva, ou seja, avalia produtos não abrangidos por normas técnicas brasileiras.

Sobre normalização, o líder do Grupo de Acompanhamento de Normas Técnicas (Gant) da Comat/CBIC e assessor técnico do Sinduscon-MG, Roberto Matozinhos, apresentou um panorama das principais normas técnicas ABNT do setor alteradas em 2021 e prioridades para 2022. Segundo Matozinhos, em 2021 foram 289 projetos em discussão nas Comissões de Estudo dos Comitês Brasileiros.

Todo o material está disponível no Portal de Normas Técnicas da Indústria da Construção, que conta com quase 6 mil usuários, e pode ser acessado por todos os interessados.

Dentre as normas publicadas, a NBR 15846, de 13/01/2022, que trata de Revestimento com placas pétreas — Projeto, execução e inspeção de revestimento com placas pétreas fixadas por componentes metálicos para fachadas e paredes interiores de edificações — Requisitos.

Lydio Bandeira, membro Gant/CBIC, informou sobre o estágio atual das mudanças previstas na ABNT NBR 7480 – Aço destinado a armaduras para estruturas de concreto armado – Especificação.

Sobre a ABNT/CE-002 140.003 – Garantias das Edificações, Roberto Matozinhos enfatizou a importância de o construtor participar da discussão dessa norma técnica. Alertou ainda sobre a confusão de conceitos que está ocorrendo entre prazo de garantia e desempenho do sistema, que pode gerar aumento do prazo de garantia, sem justificativa.

Ao encerrar a reunião, o presidente da Comat/CBIC, Dionyzio Klavdianos, reforçou que a comissão retomará neste ano o seu projeto “Construção 2030” e que o ENIC – Engenharia e Negócios será realizado de 09 a 12/05, em formato virtual, das 17h às 20h.

Acompanhe!

COMPARTILHE!

Agenda COMAT

Este Mês
Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.