Logo da CBIC
03/08/2023

Governo retoma Estratégia BIM BR em programas habitacionais

A partir de 2024, o uso de tecnologia integrada deve ser utilizada em programas governamentais de habitação, mobilidade e infraestrutura para reduzir os custos, o tempo de conclusão de obras e contribuir com a descarbonização da indústria da construção. A informação foi apontada pelo governo federal, em reunião interministerial na sede do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), na última segunda-feira (31). 

A estratégia nacional de disseminação do BIM (Building Information Modelling  – em português, Modelagem da Informação da Construção) já faz parte da agenda da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) desde a assinatura do primeiro decreto sobre o tema. O texto do Decreto Nº9.377, de 17 de maio de 2018, foi assinado naquele ano pelo então presidente Michel Temer e anunciado pelo ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços à época, Marcos Lima, durante a 90ª edição do Encontro Nacional da Indústria da Construção (ENIC) da CBIC, realizado em Florianópolis-SC. 

A metodologia utiliza ferramentas que visam melhorias nos processos de produtividade em projetos públicos ou privados, contribuindo com uma maior previsibilidade, transparência e ampliando a agenda sustentável do setor. A proposta do governo é fomentar as pautas sobre o tema e introduzir o processo em grandes construções como no programa habitacional Minha Casa, Minha Vida (MCMV) e do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), destacou o  diretor de Desenvolvimento da Indústria de Bens de Consumo Não Duráveis e Semiduráveis do MDIC, Rafael Codeço, durante reunião interministerial. 

A notícia da reestruturação do Comitê Gestor de BIM, com a publicação do decreto até outubro de 2023, foi recebida com boas expectativas e deve ser comemorada pelo setor, apontou o presidente da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (COMAT) da CBIC, Dionyzio Klavdianos. “É importante frisar que a implementação em BIM em obras públicas já é uma realidade no Brasil. Daremos continuidade nos trabalhos da COMAT e buscaremos formas de nos unir e ajudar o governo no esforço da disseminação do tema”, apontou.

Klavdianos apontou que a CBIC está em fase de ajustes sobre a nova fase do BIM e frisou o papel determinante que a entidade teve na difusão do BIM e sua assimilação pelas construtoras no seu primórdio, através da elaboração e publicação de guias, arregimentação de um quadro amplo de especialistas que viajaram por todo o Brasil divulgando a importância da inovação em sindicatos e associações de classe, aproximando-se do governo federal e ajudando na formulação da proposta de adoção da metodologia em obras públicas e na criação do BIM Fórum Brasil. 

O tema tem interface com o projeto “Inteligência e Estratégia para o Futuro da Construção”, da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (COMAT/CBIC), em correalização com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional).

COMPARTILHE!

Agenda COMAT

Abril, 2024