Logo da CBIC
03/08/2023

Governo retoma Estratégia BIM BR em programas habitacionais

A partir de 2024, o uso de tecnologia integrada deve ser utilizada em programas governamentais de habitação, mobilidade e infraestrutura para reduzir os custos, o tempo de conclusão de obras e contribuir com a descarbonização da indústria da construção. A informação foi apontada pelo governo federal, em reunião interministerial na sede do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), na última segunda-feira (31). 

A estratégia nacional de disseminação do BIM (Building Information Modelling  – em português, Modelagem da Informação da Construção) já faz parte da agenda da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) desde a assinatura do primeiro decreto sobre o tema. O texto do Decreto Nº9.377, de 17 de maio de 2018, foi assinado naquele ano pelo então presidente Michel Temer e anunciado pelo ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços à época, Marcos Lima, durante a 90ª edição do Encontro Nacional da Indústria da Construção (ENIC) da CBIC, realizado em Florianópolis-SC. 

A metodologia utiliza ferramentas que visam melhorias nos processos de produtividade em projetos públicos ou privados, contribuindo com uma maior previsibilidade, transparência e ampliando a agenda sustentável do setor. A proposta do governo é fomentar as pautas sobre o tema e introduzir o processo em grandes construções como no programa habitacional Minha Casa, Minha Vida (MCMV) e do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), destacou o  diretor de Desenvolvimento da Indústria de Bens de Consumo Não Duráveis e Semiduráveis do MDIC, Rafael Codeço, durante reunião interministerial. 

A notícia da reestruturação do Comitê Gestor de BIM, com a publicação do decreto até outubro de 2023, foi recebida com boas expectativas e deve ser comemorada pelo setor, apontou o presidente da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (COMAT) da CBIC, Dionyzio Klavdianos. “É importante frisar que a implementação em BIM em obras públicas já é uma realidade no Brasil. Daremos continuidade nos trabalhos da COMAT e buscaremos formas de nos unir e ajudar o governo no esforço da disseminação do tema”, apontou.

Klavdianos apontou que a CBIC está em fase de ajustes sobre a nova fase do BIM e frisou o papel determinante que a entidade teve na difusão do BIM e sua assimilação pelas construtoras no seu primórdio, através da elaboração e publicação de guias, arregimentação de um quadro amplo de especialistas que viajaram por todo o Brasil divulgando a importância da inovação em sindicatos e associações de classe, aproximando-se do governo federal e ajudando na formulação da proposta de adoção da metodologia em obras públicas e na criação do BIM Fórum Brasil. 

O tema tem interface com o projeto “Inteligência e Estratégia para o Futuro da Construção”, da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (COMAT/CBIC), em correalização com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional).

COMPARTILHE!

Agenda COMAT

Este Mês
Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.