
CBIC integra Grupos de Trabalho de sistemas do PBQP-H do MDR
As composições dos Grupos de Trabalho (GTs) dos sistemas do Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H) – SiAC, SiMAC, SiNAT e Sustentabilidade –, dos quais a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) faz parte, foram publicadas pela Secretaria Nacional de Habitação do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), no Diário Oficial da União (DOU) do dia 5/5/21.
Lembrando que o PBQP-H é referência na construção habitacional brasileira e tem como foco a melhoria da qualidade e produtividade dos processos construtivos, conformidade dos materiais e avaliação de desempenho de sistemas e produtos inovadores e convencionais.
Confira o objetivo dos GTs e os representantes da CBIC em cada um deles, gestão 2021-2022:
Sistema de Avaliação da Conformidade de Empresas de Serviços e Obras da Construção Civil (SiAC), destinado a acompanhar a implementação do PBQP-H e assessorar tecnicamente a implementação e operacionalização do SiAC.
- Marcos Galindo (titular)
- Lydio Bandeira (suplente)
Sistema de Qualificação de Empresas de Materiais, Componentes e Sistemas Construtivos (SiMaC), responsável por acompanhar a implementação do PBQP-H e assessorar tecnicamente a implementação e operacionalização do SiMaC.
- Lydio Bandeira (titular)
- Walter Segond Vasconcelos (suplente)
Sistema Nacional de Avaliação Técnica de Produtos Inovadores e Sistemas Convencionais (SiNAT), designado a acompanhar a implementação do PBQP-H e assessorar tecnicamente a implementação e operacionalização do SiNAT.
- Roberto Matozinhos (titular)
- Marcos Galindo (suplente)
Sustentabilidade, destinado a discutir novas iniciativas de sustentabilidade no âmbito das políticas, programas e iniciativas da Secretaria Nacional de Habitação e em consonância com o PBQP-H.
- Lilian Sarrouf (titular)
- Nilson Sarti da Silva Filho (suplente)
O assunto tem interface com os projetos “Inovação e Tecnologia na Indústria da Construção”, da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (Comat), e “Desenvolvimento Sustentável na Indústria da Construção”, da Comissão de Meio Ambiente (CMA) da CBIC, em correalização com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional).