Logo da CBIC
15/06/2021

Aumento dos custos de materiais afeta incorporadoras

O presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), José Carlos Martins, concedeu entrevista à Folha de S.Paulo sobre a queda na lucratividade das incorporadoras, que caiu pela metade no 1º trimestre deste ano.

De acordo com a reportagem, publicada no jornal desta terça-feira (15), o Índice Nacional da Construção Civil (INCC) começou a se descolar com mais força da inflação a partir do final de 2020, puxado pelo aumento dos custos de matérias-primas, como aço e cobre.

O presidente da CBIC apontou que vê na alta de custos de produção a razão para esta queda. “É muito claro que isso é estrutural, não é um aspecto isolado de cada empresa”, afirma.

Segundo Martins, a alta na lucratividade registrada nos trimestres anteriores ajuda a explicar a queda no primeiro trimestre deste ano.

Em maio de 2021, durante coletiva dos Indicadores Imobiliários Nacionais, a CBIC divulgou um dado que ilustra essa situação: o número de lançamentos imobiliários caiu 60% no primeiro trimestre de 2021, em relação ao último de 2020.

O presidente da CBIC pede uma ação do governo federal, como por exemplo, a redução de impostos da importação das matérias-primas para reverter o quadro. “Ou você faz um choque de oferta ou não vai ter resultado”, finalizou.

Leia a matéria na íntegra.

COMPARTILHE!

Agenda COMAT

Abril, 2025

Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.