Logo da CBIC
25/11/2020

ABNT disponibiliza edição especial do boletim sobre BIM na infraestrutura  

A edição especial do boletim ABNT tem o objetivo de oferecer um panorama das atuais ações relacionadas a Modelagem da Informação da Construção (Building Information Modeling – BIM) aplicadas nos segmentos de infraestrutura do Brasil. Numa série de artigos, a partir dessa edição, a ABNT apresenta parte dos trabalhos desenvolvidos pelas empresas atuantes de cada segmento de infraestrutura do país relacionados aos seus desafios para adoção e disseminação do BIM.

O boletim também discorre sobre as ações encaminhadas como contribuição para a superação dos desafios relacionados ao desenvolvimento da normalização BIM no Brasil em colaborações por meio das respectivas ações em andamento no âmbito da Comissão de Estudo Especial de Modelagem de Informação da Construção – ABNT/CEE-134, que foi instalada em junho de 2009 pela Associação Brasileira de Nor­mas Técnicas (ABNT) em atenção a solicitação do Ministério do De­senvolvimento, Indústria e Comér­cio Exterior (MDIC).

Para o presidente da comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (Comat) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC)Dionysio Klavdianos, o conteúdo do boletim é muito rico e relevante para o setor. “O fato da entidade maior do país no assunto normas técnicas dedicar um boletim ao tema significa que a inovação está sendo aplicada e, portanto, necessita de ordem e roteiro para ser bem aplicada”, destaca.

Carlos Eduardo Lima Jorge, presidente da Comissão de Infraestrutura (Coinfra) da CBIC, também acredita que a edição especial do boletim pode ser considerada como oportuna e importante. “Ao destacar a situação dos projetos que utilizam BIM nas principais áreas da infraestrutura, o boletim mostra o ‘estado da arte’ em cada uma dessas áreas, seus avanços, suas dificuldades de implantação, mas principalmente apontando as vantagens desse modelo. O BIM já é considerado como um processo irreversível na sua aplicação, portanto todas as informações a respeito são de grande valia para o setor da construção”, ressalta Lima Jorge.

De acordo com a ABNT, por meio de estudos realizados na agen­da de ações da Política de Desenvol­vimento Produtivo (PDP) setorial da Construção Civil, identificou­-se a necessidade do desenvolvi­mento de Normas Brasileiras para a classificação de padrões e com­ponentes construtivos. Era preci­so, inicialmente, suprir a lacuna de padrões de referências nacionais de terminologia e de caracterização de componentes da construção.

Decreto

Para subsidiar as contribuições que envolvam o setor de infraestrutura, é fundamental discernir inicialmente sobre o Decreto nº 10.306/2020, bem como sobre a Portaria nº 1.104, de 6 de maio de 2020. Decreto 10.306/2020 O Decreto nº 10.306/2020 foi publicado no Diário Oficial da União no dia 03.04.2020, o qual “estabelece a utilização do Building Information Modeling na execução direta ou indireta de obras e serviços de engenharia realizada pelos órgãos e pelas entidades da administração pública federal, no âmbito da Estratégia Nacional de Disseminação do Building Information Modeling – Estratégia BIM BR, instituída pelo Decreto nº 9.983, de 22 de agosto de 2019”.

Este decreto é a maior ação do poder executivo federal na estratégia de disseminação da metodologia BIM aplicada aos serviços de Engenharia e Arquitetura em órgãos e entidades públicas a nível nacional. Propõe-se a implementação do BIM, de forma gradual, nas esferas dos Ministérios da Defesa e da Infraestrutura, por meio de atividades planejadas, coordenadas e executadas, apoiadas por um conjunto de tecnologias e processos integrados no âmbito de projeto e construção, com a criação de modelos digitais que abrange a todo o ciclo de vida do projeto.

Confira a íntegra da edição especial do boletim sobre BIM na infraestrutura.

COMPARTILHE!

Agenda COMAT

Março, 2024