Covid-19: ABNT lança recomendações para fabricação de máscaras
Devido à intensa demanda por máscaras de proteção respiratória e por respiradores e ao aumento das dúvidas sobre métodos de fabricação, uso e reuso, como proteção à pandemia do vírus SARS-Cov-2 (que causa a doença Covid-19), a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) desenvolveu um documento normativo de referência, sob a forma de uma Prática Recomendada, para orientar a sociedade brasileira.
O documento tem como referência a iniciativa da Associação Francesa de Normalização (AFNOR), que cedeu o direito de tradução e adaptação de seu conteúdo ao contexto brasileiro, e está baseada na percepção de que os países em que o uso de máscaras de proteção respiratória é disseminado pela população – Japão, Coreia do Sul, Taiwan e a região autônoma de Hong Kong – apresentaram curvas de disseminação mais lentas da doença do que os países em que esse hábito não existia.
A Prática Recomendada ABNT 1002 oferece um guia informativo para produção e fabricação de máscaras de proteção respiratória para uso não profissional, assim como orientação para o seu uso correto, lavagem, reuso e descarte.
“Espera-se, com esta Prática Recomendada ABNT, contribuir para que novos produtores possam incrementar a oferta de máscaras de proteção respiratória para a sociedade brasileira, com fabricação industrial em série ou mesmo com fabricação artesanal individual, e desta forma somar esforços com os agentes públicos e privados envolvidos nesta batalha global”, menciona o documento.
Confira a live de lançamento da ABNT PR 1002 – Máscaras de proteção respiratória de uso não profissional, com as seguintes participações:
- Mario William Esper, presidente da ABNT
- Ricardo Fragoso, diretor-geral da ABNT
- Nelson Al Assal, diretor de Normalização
- Gustavo Ene, secretário de Desenvolvimento da Indústria, Comércio, Serviços e Inovação do Ministério da Economia
- Professor Ricardo Figueiredo Terra, diretor Regional do Senai/SP
- Getúlio Rocha Junior, diretor da Escola Senai Francisco Matarazzo
O documento pode ser acessado gratuitamente no ABNT Catálogo. Basta preencher no campo número (1002) e fazer um breve cadastro para visualizar o documento que também pode ser impresso.