Governo determina uso do BIM em obras e serviços de engenharia
O Decreto 10.306/2020, publicado nesta sexta-feira (3) no Diário Oficial da União (DOU), estabelece a utilização do Building Information Modeling (BIM) na execução direta ou indireta de obras e serviços de engenharia, realizados pelos órgãos e pelas entidades da administração pública federal. A medida foi amplamente defendida pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).
“O decreto reforça que o BIM será implementado de forma gradual, com passos mínimos determinados, mas deixa em destaque que outros órgãos do governo podem, e certamente deverão, se preparar para ampliar o recorte indicado de 2021 até 2028”, destaca o o vice-presidente da área de Materiais, Tecnologia, Qualidade e de Produtividade da CBIC, Dionyzio Klavdianos.
“Chega em boa hora esse desdobramento da Estratégia BIM BR, instituída pelo Decreto nº 9.983, de 22 de agosto de 2019, que foi concebida com a participação da indústria da construção e da academia”, completa.
O acompanhamento das iniciativas de disseminação do BIM no Brasil integra o projeto ‘Inovação e Tecnologia’, realizado pela CBIC, por meio da sua Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (COMAT), com a correalização do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Nacional).
Veja a íntegra do Decreto 10.306/2020.