Logo da CBIC
31/05/2019

Participantes do BIM Colaborativo apresentam resultados do projeto

Participantes do BIM Colaborativo fizeram um balanço positivo da iniciativa. Foto: PH Freitas

Chegou ao fim nesta sexta-feira (31) o projeto-piloto do BIM Colaborativo, com a participação de 16 empresas brasilienses. A iniciativa visa viabilizar a introdução da Modelagem da Informação da Construção (BIM) no cotidiano do setor imobiliário. O encerramento ocorreu na sede do Sindicato da Indústria da Construção do Distrito Federal (Sinduscon-DF) e contou com a apresentação dos resultados das equipes, que fizeram um balanço positivo da experiência.

O BIM Colaborativo é uma parceria entre a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional), o Sinduscon-DF e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do DF (Sebrae-DF). O piloto começou em outubro do ano passado, com o apoio de consultoria especializada e dos principais desenvolvedores de software BIM do mercado.

O trabalho foi dividido em várias fases, como explica o responsável pela coordenação técnica do projeto, Rogério Suzuki. As atividades incluíram workshops, alinhamento conceitual, estudos dos processos e objetivos de implantação do BIM para os empreendimentos, de acordo com a especialidade e sistema de gestão de cada um. “O objetivo é fomentar micro e pequenas empresas do DF”, disse o engenheiro.

Uma vez delineadas as metas, foram formadas seis equipes, que trabalharam cooperativamente no desenvolvimento das soluções em BIM escolhidas. A consultora da Vista Consultoria Márcia Codecco encabeçou o iniciativa junto à Suzuki e elogiou o esforço de todos os envolvidos. “Fizemos todo um nivelamento antes de começar os projetos. Foi muito bom e dinâmico”, avaliou.

A arquiteta da Itebra Maricélia Lisboa foi uma das inscritas. Foi a primeira vez que a empresa teve contato com o BIM. “Entramos sem nenhuma experiência e foi muito gratificante ver a implementação da ferramenta na empresa. É um ciclo constante. Aprendemos bastante”, relatou.

Outros participantes já tinham familiaridade com o BIM, mas, mesmo assim, contaram que a oportunidade trouxe muito aprendizado. É o caso do diretor da Apex Engenharia, Eduardo Aroeira Almeida, cuja empresa já utiliza a tecnologia. “Foi excelente. Já esperava ganhos, mas o BIM Colaborativo permitiu identificar possíveis melhorias e nos aprofundar ainda mais”, salientou.

O diretor da Verko Engenharia, Ricardo Alexandre Gois Ferreira, também descreveu a experiência como muito produtiva. “Pudemos otimizar processos e galgar resultados num curto período de tempo”, comentou. Ele também trabalha na Infraero, que já adota o BIM para projetos, e diz que aplicará os conhecimentos também para obras e manutenção.

Para a diretora de projetos da Síntese Acústica Arquitetônica, Fabiana Curado, o pontos de destaque foi poder ver as diversas funcionalidades e benefícios do BIM. “O mais interessante foi ver envolvida toda a cadeia produtiva, como projetistas, incorporadoras e pessoal de orçamento, e entender como o mercado funciona por meio desse modelo”, detalha.

As equipes contaram com a ajuda de desenvolvedores especializados, que também disponibilizaram os programas e ferramentas necessários de forma gratuita. O assessor para o mercado corporativo e governo da AltoQI Jordayn Wall Thomaz de Almeida foi um deles. “Pudemos demonstrar na prática como é trabalhar com esses softwares”, relatou.

Todos os participantes receberam certificados. Durante a cerimônia de encerramento, o vice-presidente da área de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade da CBIC, Dionyzio Klavdianos, ressaltou o sucesso da ação. “É uma iniciativa única no país e esperamos que seja ampliada para outras cidades”, afirmou.

Veja a galeria de fotos.

COMPARTILHE!

Agenda COMAT

Este Mês
Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.