Logo da CBIC
29/04/2019

Plataforma que analisa futuro da construção pode ser ferramenta para empresas

Entender as mudanças pelas quais a construção passará nos próximos anos é essencial para que as empresas possam planejar seus próximos passos e se adaptar da melhor forma possível. Para facilitar esse processo, a Câmara Brasileira da Indústria da Construção lançará uma ferramenta inovadora: uma plataforma digital para analisar as novidades e transformações que moldarão a indústria no futuro. A ferramenta é o primeiro resultado do projeto da entidade Construção 2030. Saiba mais sobre como funcionará e as vantagens oferecidas.

A plataforma será lançada oficialmente durante o Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic), que ocorre de 15 a 17 de maio, no Rio de Janeiro. Promovido pela CBIC, o evento reunirá toda a cadeia produtiva do setor, especialistas e autoridades. As inscrições estão abertas. Veja a programação completa.

Será liberada a versão beta do sistema, que poderá ser acessado online. A ferramenta permite estudar as futuras mudanças na área de construção de habitações, como explica o consultor da CBIC supervisor técnico do Construção 2030, Fábio Queda. “A partir das grandes transformações nas necessidades das pessoas e das tecnologias de construção, poderemos navegar os sinais que já estão entre nós em diferentes níveis de maturidade, espalhados por todo o mundo”, detalha.

O sistema reúne mais de uma centena desses sinais, que vão de protótipos e provas de conceito até produtos comercializáveis em pequena e larga escala. Estes foram agrupados em cinco grandes transformações de necessidades e usos, bem como em três categorias de transformações nas tecnologias. “A navegação permitirá entrar por qualquer das oito categorias de transformações e mover entre eles de forma natural”, adianta Queda.

Para o consultor, a plataforma oferecerá vantagens tanto para empresas maduras como startups e empreendedores que pensam em iniciar um negócio inovador na construção de habitações. “A plataforma permite visualizar as interações entre esses sinais, para atender a novas demandas e necessidades dos clientes. Será possível antecipar transformações tecnológicas e entender os seus impactos para os negócios do setor”, explica.

Construção 2030 estuda como será a próxima década do setor

O Construção 2030 foi criado em 2018, a partir de um estudo de futuro (ou foresight) para o setor de construção de habitações. A partir desse estudo, foram construídas duas curvas de transformações. A primeira mostra como os elementos dominantes de hoje devem dar lugar, no futuro, aos resultados dessas mudanças. A outra projeta os sinais de futuro se tornando os elementos dominantes de 2030.

A plataforma de navegação do futuro surgiu desse trabalho. Ela foi construída pela CBIC, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional), visando ajudar a indústria da construção a compreender e se preparar para ativamente participar do futuro.

 

COMPARTILHE!

Agenda COMAT

Março, 2024