Logo da CBIC
29/04/2019

Plataforma que analisa futuro da construção pode ser ferramenta para empresas

Entender as mudanças pelas quais a construção passará nos próximos anos é essencial para que as empresas possam planejar seus próximos passos e se adaptar da melhor forma possível. Para facilitar esse processo, a Câmara Brasileira da Indústria da Construção lançará uma ferramenta inovadora: uma plataforma digital para analisar as novidades e transformações que moldarão a indústria no futuro. A ferramenta é o primeiro resultado do projeto da entidade Construção 2030. Saiba mais sobre como funcionará e as vantagens oferecidas.

A plataforma será lançada oficialmente durante o Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic), que ocorre de 15 a 17 de maio, no Rio de Janeiro. Promovido pela CBIC, o evento reunirá toda a cadeia produtiva do setor, especialistas e autoridades. As inscrições estão abertas. Veja a programação completa.

Será liberada a versão beta do sistema, que poderá ser acessado online. A ferramenta permite estudar as futuras mudanças na área de construção de habitações, como explica o consultor da CBIC supervisor técnico do Construção 2030, Fábio Queda. “A partir das grandes transformações nas necessidades das pessoas e das tecnologias de construção, poderemos navegar os sinais que já estão entre nós em diferentes níveis de maturidade, espalhados por todo o mundo”, detalha.

O sistema reúne mais de uma centena desses sinais, que vão de protótipos e provas de conceito até produtos comercializáveis em pequena e larga escala. Estes foram agrupados em cinco grandes transformações de necessidades e usos, bem como em três categorias de transformações nas tecnologias. “A navegação permitirá entrar por qualquer das oito categorias de transformações e mover entre eles de forma natural”, adianta Queda.

Para o consultor, a plataforma oferecerá vantagens tanto para empresas maduras como startups e empreendedores que pensam em iniciar um negócio inovador na construção de habitações. “A plataforma permite visualizar as interações entre esses sinais, para atender a novas demandas e necessidades dos clientes. Será possível antecipar transformações tecnológicas e entender os seus impactos para os negócios do setor”, explica.

Construção 2030 estuda como será a próxima década do setor

O Construção 2030 foi criado em 2018, a partir de um estudo de futuro (ou foresight) para o setor de construção de habitações. A partir desse estudo, foram construídas duas curvas de transformações. A primeira mostra como os elementos dominantes de hoje devem dar lugar, no futuro, aos resultados dessas mudanças. A outra projeta os sinais de futuro se tornando os elementos dominantes de 2030.

A plataforma de navegação do futuro surgiu desse trabalho. Ela foi construída pela CBIC, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional), visando ajudar a indústria da construção a compreender e se preparar para ativamente participar do futuro.

 

COMPARTILHE!

Agenda COMAT

Este Mês
Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.