Logo da CBIC
12/04/2019

Senai Cimatec apresenta Gestão da Normalização para construtoras

Você sabia que as normas técnicas facilitam tomadas de decisões, proporcionando rapidez e segurança nos resultados, e que o uso delas significa investimento no produto final com garantia de qualidade? Para ajudar as empresas construtoras a alcançarem esses objetivos, a consultora do Senai Cimatec da Bahia, Priscila Freitas, abordou o tema Gestão da Normalização em Empresas Construtoras em seminário realizado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), por meio da sua Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (Comat), com a correalização do Senai Nacional, na última quinta-feira (11/04), em Brasília.

O evento foi transmitido pela CBIC e a íntegra está disponível no canal da entidade no Youtube.

A consultora do Senai Cimatec destacou a história da Normalização e do Sistema da Qualidade no último século, no Brasil e no mundo, e sobre o cenário internacional nesse período.

“No final dos anos 80, com a abertura do mercado nacional a produtos importados, a indústria brasileira teve a necessidade de se adequar às regras para ter competitividade e continuar ativa. No final dos anos 90 também o setor da construção civil sentiu a necessidade de se adequar e garantir a qualidade. Em 1996, o Brasil assinou a Carta de Istambul (Conferência do Habitat II/1996), que previa a melhoria da qualidade do habitat e a modernização produtiva”, informou.

Priscila Freitas também falou sobre a criação do Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade na Construção Civil (PBQP-H), classificando-o como a 1ª Revolução Normativa para Indústria da Construção. Outros assuntos tratados foram:

  • SiAC – Sistema de Avaliação da Conformidade de Empresas de Serviços e Obras
  • SiMAC – Sistema de Qualificação de Empresas de Materiais, Componentes e Sistemas Construtivos
  • SiNAT -Sistema Nacional de Avaliação Técnica
  • ABNT NBR ISO 9001:2015 – Sistemas de Gestão da Qualidade – Requisitos
  • ABNT NBR 15575 – Desempenho de edificações habitacionais

Segundo  Freitas, com o advento da Norma de Desempenho – ABNT NBR 15575:2013 para Edificações Habitacionais – tornou-se mais explícita a necessidade de acompanhamento, atualização e registro das normas utilizadas. “Mas para não ser pego de surpresa, o construtor deve participar do processo de normalização e contribuir para a melhoria da qualidade das construções no país” completou.

CBIC apresenta proposta de estruturação de Grupos Regionais do Gant

O consultor do Sinduscon-MG e líder do Grupo de Acompanhamento de Normas Técnicas da CBIC (Gant/Comat), Roberto Matozinhos, apresentou a Proposta de Estruturação de Grupos Regionais – Diretrizes e o Fluxo.

O fomento à criação de grupos regionais tem o objetivo de ampliar o acompanhamento do processo de normalização aplicável ao setor da construção, disseminar a discussão técnica de normas e garantir o posicionamento dos profissionais em matérias de relevância para a coletividade do setor da construção do Estado/Região.

“O Portal de Normas Técnicas, criado pela CBIC, tem um importante papel neste processo, pois nele os profissionais encontrarão todas as informações de normas técnicas atualizadas do setor”, destacou Mayra Soares, coordenadora do Gant/Comat/CBIC.

O seminário foi o terceiro realizado pelo Grupo de Acompanhamento de Normas Técnicas (Gant) da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (Comat) da CBIC e faz parte do projeto Gestão das Normas Técnicas do Setor, uma iniciativa da CBIC e do Senai Nacional.

COMPARTILHE!

Agenda COMAT

Abril, 2024