Logo da CBIC
07/02/2019

Palestra técnica sobre barragens abre reunião da Comissão de Materiais

Tipos de barragens, principais classificações de riscos de rompimento e legislações relacionadas agentes de fiscalização foram alguns dos assuntos abordados na palestra que abriu a reunião da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (Comat) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) nesta quinta-feira (7). A programação do encontro se estendeu ao longo do dia, com a participação de entidades e empresas do setor.

Com o título “Barragens e obras de infraestrutura: aspectos técnicos”, a primeira apresentação ficou a cargo do vice-presidente de marketing nacional da Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural (Abece), Leonardo Braga Passos.  

Palestra sobre barragens e obras de infraestrutura foi transmitida ao vivo pelo Youtube da CBIC.

Ele abordou assuntos como classificação de barragens – por tamanho, risco, dano ambiental, entre outros -, diferentes materiais e sistemas de rejeitos, principais causas de rompimento – como por falhas no projeto, execução e fundação – e regulamentações sobre inspeção.

No fim da palestra, ocorreu debate sobre a situação das barragens no país, a luz das recentes tragédias em Brumadinho e Mariana, em Minas Gerais. “A sociedade técnica tem que começar a se movimentar e melhorar o que precisa, em termos de qualidade, e aprender com o que aconteceu, para poder aplicar em outras construções que estão em risco”, pontua Braga.

A palestra foi transmitida ao vivo pelo YouTube da CBIC, onde está disponível na íntegra.

Comissões discutem problemas de desplacamento cerâmico

A reunião contou também com um painel sobre problemas de desplacamento de revestimento cerâmico. O destaque foi para a participação de representantes da Comissão da Indústria Imobiliária (CII), que abordaram o assunto da perspectiva dos empreendimentos de habitação social.   

“O desplacamento cerâmico afeta muitas empresas de programas como o Minha Casa Minha Vida, o que traz sobrecustos de assistência técnica e imagem”, diz do vice-presidente de Habitação de Interesse Social da CBIC, responsável pela CII, Carlos Henrique de Oliveira Passos. “É necessário aprofundar as normas técnicas e as certificações de qualificação dos fornecedores”, complementa.

O vice-presidente de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade da CBIC e responsável pela Comat, Dionyzio Klavdianos, endossa o balanço positivo do debate entre as comissões. “Ficou ainda mais claro a importância de discutirmos normas técnicas de uma forma eclética e global, para fazer um trabalho realista e com conteúdo”, afirma.

A reunião contou também com a participação do vice-presidente da Associação de Empresas do Mercado Imobiliário do Distrito Federal (Ademi-DF), Eduardo Almeida. “A pauta em comum da CII e da Comat foi muito interessante”, avalia.

Grupo analisa normas técnicas da ABNT em consulta nacional

Grupo de Acompanhamento de Normas Técnicas (Gant) teve primeira reunião do ano nessa quarta (6). Foto: PH Freitas

Nessa quarta-feira (6), a CBIC sediou também a primeira reunião do ano do Grupo de Acompanhamento de Normas Técnicas (Gant) da Comat. Um dos principais assuntos foram as normalizações da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) voltadas à construção que estão atualmente em consulta nacional:

  • ABNT NBR 16747, sobre inspeção predial: em consulta até 14/2
  • ABNT NBR 6122, sobre projetos e execução de fundações: em consulta até 18/2

Os integrantes analisaram os textos e possíveis ajustes. “É muito importante que os profissionais da área aproveitem o prazo para votar”, ressalta o líder do Gant, Roberto Matozinhos.

A seguir, foram abordados o balanço de movimentações nas normas do setor em 2018, as novas Fichas de Avaliação de Desempenho (FADs) – aprovadas em dezembro – e o andamento dos preparativos para o 3º Seminário do Gant, previsto para abril.

Pela manhã, ocorreu reunião da Comissão da ABNT que está revisando a ABNT NBR 14931, da qual o representante do Gant Lidyo Bandeira, do Sinduscon-Rio, participou remotamente. “Debatemos as mudanças propostas e concordamos que é necessário incluir um item sobre análise preliminar de risco”, explicou.

As palestras das reuniões são integrantes dos projetos “Gestão das Normas Técnicas do Setor” e “Tendências e Melhorias de Gestão, Tecnologia e Inovação na Construção”, iniciativas da CBIC com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional).

Confira todas as apresentações:

COMPARTILHE!

Agenda COMAT

Abril, 2024