Logo da CBIC
07/02/2019

Palestra técnica sobre barragens abre reunião da Comissão de Materiais

Tipos de barragens, principais classificações de riscos de rompimento e legislações relacionadas agentes de fiscalização foram alguns dos assuntos abordados na palestra que abriu a reunião da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (Comat) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) nesta quinta-feira (7). A programação do encontro se estendeu ao longo do dia, com a participação de entidades e empresas do setor.

Com o título “Barragens e obras de infraestrutura: aspectos técnicos”, a primeira apresentação ficou a cargo do vice-presidente de marketing nacional da Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural (Abece), Leonardo Braga Passos.  

Palestra sobre barragens e obras de infraestrutura foi transmitida ao vivo pelo Youtube da CBIC.

Ele abordou assuntos como classificação de barragens – por tamanho, risco, dano ambiental, entre outros -, diferentes materiais e sistemas de rejeitos, principais causas de rompimento – como por falhas no projeto, execução e fundação – e regulamentações sobre inspeção.

No fim da palestra, ocorreu debate sobre a situação das barragens no país, a luz das recentes tragédias em Brumadinho e Mariana, em Minas Gerais. “A sociedade técnica tem que começar a se movimentar e melhorar o que precisa, em termos de qualidade, e aprender com o que aconteceu, para poder aplicar em outras construções que estão em risco”, pontua Braga.

A palestra foi transmitida ao vivo pelo YouTube da CBIC, onde está disponível na íntegra.

Comissões discutem problemas de desplacamento cerâmico

A reunião contou também com um painel sobre problemas de desplacamento de revestimento cerâmico. O destaque foi para a participação de representantes da Comissão da Indústria Imobiliária (CII), que abordaram o assunto da perspectiva dos empreendimentos de habitação social.   

“O desplacamento cerâmico afeta muitas empresas de programas como o Minha Casa Minha Vida, o que traz sobrecustos de assistência técnica e imagem”, diz do vice-presidente de Habitação de Interesse Social da CBIC, responsável pela CII, Carlos Henrique de Oliveira Passos. “É necessário aprofundar as normas técnicas e as certificações de qualificação dos fornecedores”, complementa.

O vice-presidente de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade da CBIC e responsável pela Comat, Dionyzio Klavdianos, endossa o balanço positivo do debate entre as comissões. “Ficou ainda mais claro a importância de discutirmos normas técnicas de uma forma eclética e global, para fazer um trabalho realista e com conteúdo”, afirma.

A reunião contou também com a participação do vice-presidente da Associação de Empresas do Mercado Imobiliário do Distrito Federal (Ademi-DF), Eduardo Almeida. “A pauta em comum da CII e da Comat foi muito interessante”, avalia.

Grupo analisa normas técnicas da ABNT em consulta nacional

Grupo de Acompanhamento de Normas Técnicas (Gant) teve primeira reunião do ano nessa quarta (6). Foto: PH Freitas

Nessa quarta-feira (6), a CBIC sediou também a primeira reunião do ano do Grupo de Acompanhamento de Normas Técnicas (Gant) da Comat. Um dos principais assuntos foram as normalizações da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) voltadas à construção que estão atualmente em consulta nacional:

  • ABNT NBR 16747, sobre inspeção predial: em consulta até 14/2
  • ABNT NBR 6122, sobre projetos e execução de fundações: em consulta até 18/2

Os integrantes analisaram os textos e possíveis ajustes. “É muito importante que os profissionais da área aproveitem o prazo para votar”, ressalta o líder do Gant, Roberto Matozinhos.

A seguir, foram abordados o balanço de movimentações nas normas do setor em 2018, as novas Fichas de Avaliação de Desempenho (FADs) – aprovadas em dezembro – e o andamento dos preparativos para o 3º Seminário do Gant, previsto para abril.

Pela manhã, ocorreu reunião da Comissão da ABNT que está revisando a ABNT NBR 14931, da qual o representante do Gant Lidyo Bandeira, do Sinduscon-Rio, participou remotamente. “Debatemos as mudanças propostas e concordamos que é necessário incluir um item sobre análise preliminar de risco”, explicou.

As palestras das reuniões são integrantes dos projetos “Gestão das Normas Técnicas do Setor” e “Tendências e Melhorias de Gestão, Tecnologia e Inovação na Construção”, iniciativas da CBIC com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional).

Confira todas as apresentações:

COMPARTILHE!

Agenda COMAT

Este Mês
Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.