Logo da CBIC
10/05/2018

Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo de Salvador desenvolve novo sistema para implantação do BIM

A gerente de projetos e licenciamento da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo de Salvador (Sedur), Jealva Fonseca, destacou no último dia 4, durante o III Encontro de Usuários BIM Bahia, na sede da escola Politécnica, na Universidade Federal da Bahia, os inúmeros benefícios do BIM (Building Information Model ) e informou que o órgão está desenvolvendo um novo sistema para implementação da plataforma.

A ação é uma das 70 medidas do Salvador 360 Simplifica, que tem como objetivo modernizar e agilizar os processos para dar celeridade às análises e liberação de licenças da Secretaria, diminuindo o tempo de trabalho e beneficiando a população, já que os prazos para autorizações de construção de baixa de cujas licenças que eram emitidas em até quatro meses e agora são autorizadas em 48 horas. A meta agora é licenciar os empreendimentos de médio e grande porte de forma também mais rápida.

A gerente de licenciamento da Sedur explicou que a adesão ao BIM, que já é uma demanda mundial, trará diversos benefícios, dentre eles a agilização dos processos, melhor visualização do projeto já que os programas são em 3D – uma imagem tridimensional – e uma verificação mais eficaz de que o projeto está de acordo com as leis municipais e com as normas técnicas.

“Desde que a Prefeitura divulgou que investiria na plataforma BIM, o mercado se mostrou muito interessado nessa iniciativa. E por quê? Porque o BIM dá mais celeridade e oferece mais facilidades para os processos, e isso é importante principalmente para os empreendimentos de alta complexidade, que levam mais tempo do que as de baixa e média complexidade”, afirma Fonseca..

A professora e doutora da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), Regina Ruschel, uma das palestrantes do Encontro, destacou o grande avanço da implementação da plataforma BIM pela Prefeitura de Salvador. “Temos precisão de tempo, precisão de cronograma e melhor desempenho dos produtos entregues, que é tudo que precisamos, eficiência”, destacou a professora.

O secretário da Sedur, Sérgio Guanabara, ressaltou o quanto o programa Salvador Simplifica tem cumprido o cronograma de suas ações dentro do prazo e de como o alinhamento com os prazos estabelecidos já estão trazendo benefícios para a cidade e para a população. “Das 70 ações propostas pelo Salvador Simplifica, já temos 53 entregues ou em execução, o que inclui o portal Simplifica, uma ferramenta que tem facilitado muito a vida das pessoas que desejam retirar licenças para fazer seus projetos. Todas essas ações mudaram a sistematização dos processos, reestruturaram o modelo de licenciamento e está conferindo grande celeridade aos trabalhos”, diz.

(Com informações da Secretaria de Desenvolvimento e Urbanismo – Sedur da Prefeitura de Salvador)

COMPARTILHE!

Agenda COMAT

Este Mês
Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.