Logo da CBIC
20/05/2021

Deputado Arnaldo Jardim ressalta apoio de ministros a investimentos em infraestrutura

Dois importantes temas para o setor da construção: “concessões e PPPs” e “debêntures de infraestrutura” foram destaques da primeira parte da live “Quintas da CBIC” desta quinta-feira (20). Com a participação do deputado federal Arnaldo Jardim (Cidadania/SP) foi debatido “o novo marco legal de concessões e PL de debêntures de infraestrutura”.

Relator do Projeto de Lei 2646/20, que cria um novo instrumento para financiar projetos nas áreas de infraestrutura (debêntures de infraestrutura), o parlamentar afirmou que esses investimentos serão decisivos para a retomada da economia brasileira, pós-pandemia da Covid-19, por impactarem de forma positiva a produtividade do país.

Segundo o deputado, os ministros da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, e do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, também consideram o investimento em PPPs e concessões como instrumento importante e decisivo para a retomada da economia nacional.

“Dentro da crise fiscal e da redução da capacidade de investimento, a saída que se oferece para o país é a parceria com o capital privado, que tem de estar cada vez mais bem regulado”, reforçou o presidente da Comissão de Infraestrutura (Coinfra) da CBIC, Carlos Eduardo Limas Jorge.

Sobre a proposta do novo marco legal das Concessões e Parcerias Público-Privadas (PPPs), o deputado Arnaldo Jardim mencionou o apoio da CBIC com experiências internacionais que resultou numa boa proposta. “Ela dirime dúvidas que muitas vezes têm sido causa de insegurança e de judicialização de concessões, cria formas mais atrativas, como a concessão simplificada ou por adesão, fortalece as regras de arbitragem, e flexibiliza o uso de outorgas”, diz.

Segundo o deputado, o PL 2646/20 já está amadurecido para a aprovação e boa parte das convergências referentes ao novo marco de concessões foram superadas. “A proposta aprovada na Comissão está melhor ainda. Sofreu uma evolução e conta com a convergência do governo”.

Mencionada pelo presidente da CBIC, José Carlos Martins, o deputado ressaltou a importância da Medida Provisória 1052/2021, que amplia o rol de usos do fundo garantidor das PPPs firmadas pela União, e cujo prazo para sugerir emendas termina nesta sexta-feira (21).

No que se refere à flexibilização das outorgas, questão levantada por Martins e pelos vice-presidentes Lima Jorge e José Eugênio Gizzi, o deputado ressaltou que tem total concordância com o alerta de que programas que ficam concentrados apenas nas grandes empresas não irrigam a economia. “Quando falamos em concessões por adesão e simplificada vai neste sentido”, completou.

O parlamentar ainda reconheceu a sugestão apresentada pelo advogado Fernando Vernalha sobre a necessidade de criação de um programa federal para certificação da qualidade do ente local, para que possa conduzir a estruturação dos projetos, inclusive no âmbito do PMI, e o monitoramento dessas boas práticas para que tenha um selo de capacidade e credibilidade institucional.

Ao mencionar a afinidade com os temas definidos como prioritários pelos associados da CBIC – concessões e PPPs e debêntures de infraestrutura, o deputado agendou uma visita à entidade na próxima semana, juntamente com o deputado federal João Maia (PL-RN), autor da matéria.

A live integra o projeto “Melhoria da competitividade e da segurança jurídica para ampliação de mercado na infraestrutura”, da Comissão de Infraestrutura (Coinfra), com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional).

COMPARTILHE!

Agenda COINFRA

Este Mês
Comissão de Infraestrutura
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.