Logo da CBIC
03/04/2019

CBIC e Sinduscon-MG debatem formação de preços em projetos industriais e corporativos

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), por meio da sua Comissão de Obras Industriais e Corporativas (COIC – antigo Fórum das Empresas Prestadoras de Serviços), e o Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Sinduscon-MG), com a correalização do Senai Nacional, realizaram nesta quarta-feira (03/04), na sede da Fiemg, em Belo Horizonte, o Workshop BDI: Nivelando conhecimento sobre formação de preços em projetos industriais corporativos. O evento reuniu mais de 90 participantes, tendo representantes de mais de 60 entidades/empresas – construtoras, montadoras, empresas de engenharia, gerenciadoras, instituições afins, além de grandes contratantes de obras industriais.

Durante a abertura do evento, o presidente da CBIC, José Carlos Martins, deu as boas-vindas aos participantes por meio de um vídeo. O dirigente salientou que o setor de obras industriais é importante para a construção civil brasileira por ser a linha de frente em tecnologia e gestão.

“Esse é o primeiro encontro da Comissão e um dia marcante para o futuro, um futuro em que o mercado de vocês será ampliado devido ao fato de que, cada dia mais, o setor público diminui sua capacidade de investimento. Então é muito claro que o setor privado entrará nesses vários nichos que se abrirão com a ausência do Estado, e nisso, vocês terão um papel fundamental! ”, José Carlos Martins

Ilso Oliveira, presidente da Coic/CBIC

Segundo o presidente da Comissão de Obras Industriais e Corporativas da CBIC e vice-presidente de Obras Industriais do Sinduscon-MG, Ilso Oliveira, o workshop debateu soluções para o segmento. “Está comprovado, por estatísticas, que um dos fatores de insucesso se refere ao processo de formação de preços dos projetos industriais e corporativos. Por isso, nós discutimos aqui exatamente a formação de preços dando um destaque especial para a parcela de BDI. ”, disse.

O presidente do Sinduscon-MG, Geraldo Jardim Linhares Júnior, conta que o trabalho da Comissão de Obras Industriais é de orgulho para o sindicato. “A Comissão de Obras Industriais (COI) é uma novidade que praticamente está sendo inserida hoje no contexto nacional. É o primeiro workshop feito pela CBIC, antigamente era uma utilidade pública só do Sinduscon-MG, mas isso ultrapassou o estado, ela representa muito porque são empresas que correspondem a praticamente 27% do PIB, é um grupo de empresas influentes, contratantes de peso, e para nós é um grande orgulho saber que começou há 4, 5 anos por meio de um fórum do Sinduscon-MG.”, pontuou.

Teodomiro Diniz Camargos, vice-presidente da Fiemg

O vice-presidente da Fiemg, Teodomiro Diniz, conta que “a Comissão é uma frente que visa a integração da cadeia produtiva ao setor industrial. São construtoras que trabalham com a indústria e na base da indústria, tais como, mineração, siderurgia e tantas outras. Então é importante discutir e se integrar. O prestador de serviço tem que entender muito bem para quem ele presta o serviço e tem que fazer parte desse corpo industrial. Essa cadeia produtiva tem uma pauta ampla para vivenciar, principalmente, agora em tempos de crise da mineração em Minas Gerais. A indústria também passa por uma transformação que é o setor 4.0 e é fundamental que o segmento de obras industriais esteja alinhado para saber reconhecer e ser parte do processo de transformação. ”, avaliou.

Apresentações – Foram apresentadas quatro palestras durante o workshop. O coordenador do Núcleo de Inovação e Empreendedorismo da Fundação Dom Cabral, Hugo Tadeu, falou sobre “A inovação como caminho para as empresas e para o sucesso de seus projetos”; o diretor de Operações da Reta Engenharia, Marcus Cassini, abordou “A formação de preços como etapa determinante para o sucesso dos projetos”; o gerente de Projetos Estratégicos da VLI, Fernando Ribeiro, tratou sobre “BDI: visão do contratante” e o coordenador da Subcomissão de Contratos do Sinduscon-MG, Thiago de Melo, falou sobre a nova versão da cartilha de BDI, que está sendo organizada pela CBIC e o Sinduscon-MG.

Aristóteles Passos Costa Neto, vice-presidente Regional da CBIC

O vice-presidente Regional da CBIC, Aristóteles Passos Costa Neto, também participou do evento, representando o presidente da entidade, na abertura do evento.

Veja no Facebook da CBIC a palestra: A inovação como caminho para as empresas e para o sucesso de seus projetos apresentada pelo coordenador do Núcleo de Inovação e Empreendedorismo da Fundação Dom Cabral, Hugo Tadeu, e no Flickr da CBIC as fotos do Workshop BDI: Nivelando conhecimento sobre formação de preços em projetos industriais corporativos.

COMPARTILHE!

Agenda COINFRA

Este Mês
Comissão de Infraestrutura
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.