Logo da CBIC
24/11/2022

Veja como foi o Seminário SINAPI com foco no estado de Minas Gerais (MG)

A Comissão de Infraestrutura (COINFRA) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) promoveu, nesta quarta-feira (23), o Seminário Técnico de Revisão do Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil – SINAPI: Metodologia e Aplicação, como foco em Minas Gerais (MG). O evento tem como propósito amenizar possíveis entraves entre empresários e processos licitatórios, além de trazer as atualizações e modificações sobre o atual estágio do Sistema e permitir o diálogo entre os usuários e os gestores do Programa.

“Estamos completando quase 50 seminários realizados em todo o país. O SINAPI mudou muito. Hoje o sistema está muito mais claro, fácil de acessar, mais amigável. Além de trazer uma série de informações, o evento proporciona diálogo e convivência entre os usuários do SINAPI e os administradores”, afirmou o consultor SINAPI para a CBIC, Geraldo de Paula Eduardo.

A primeira apresentação foi do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), onde o gerente de produção do SINAPI, Augusto Sérgio Lago de Oliveira, apresentou os produtos do Sistema. Um deles é o Módulo Custos e Índice que visa a produção mensal de séries de custos índices no setor de habitação (Estadual, Regional e Nacional). Os usuários são do setor privado: entidades de classe, profissionais liberais e empresas da construção civil. O outro é o Módulo Orçamentação que engloba a produção mensal de séries de preços e salários medianos no setor de habitação, saneamento e infraestrutura. Os usuários são do setor público: CAIXA, TCU, CGU, TCEs, Ministérios, Polícia Federal, Autarquias.

Oliveira ainda explicou que o “preço” coletado é relativo ao pagamento à vista, considerados os descontos caso existam (oferta ou promoção). Já o salário corresponde ao piso salarial da empresa para a categoria profissional. Sobre o “local” para coleta de preços e salários a empresa deve possuir local físico na unidade estadual pesquisada.

O gerente-executivo da equipe do SINAPI vinculada à GEPAD, Mauro Fernando Martins de Castro, afirmou que a atuação do orçamentista é fundamental. “Atuação de um profissional apto e com conhecimento das técnicas de orçamentação”, disse. Segundo ele, são aspectos importantes: dispor e conhecer o projeto e o local onde será realizada a obra; identificar referências disponíveis no mercado para facilitar a elaboração do orçamento e atender a legislação quanto ao uso de referências públicas, inclusive orientação do órgão ou empresa em que trabalha.

O coordenador de Filial da Gerência Executiva de Governo da Caixa em Belo Horizonte/MG, Bruno Cesar Hauck Falabella, explicou como a Caixa atua na análise de orçamentos. De acordo com o especialista, em caso de contratos de financiamento deve ser observado: Se todas as etapas necessárias à conclusão do empreendimento foram previstas; se há compatibilidade entre a evolução do empreendimento e as etapas do orçamento e se há compatibilidade entre os preços propostos e os de mercado.

Em caso de contratos de OGU, deve ser observado se todas as etapas necessárias à conclusão do empreendimento foram previstas; se as obras poderão ser concluídas com o orçamento proposto (exequibilidade) e se há compatibilidade dos valores com as referências legais.

A Helba Carina Naves da Gerência de Composição de Custos da GCUST-SD/SUDECAP, da Superintendência de Desenvolvimento da Capital, apresentou a GCUST-SD, suas competências e importância, acesso aos produtos finais, procedimento de levantamento de custos, meios de levantamento de custos, controle a arquivamento de dados, tabela de referência da SUDECAP em números e desafios.

“É referência para elaboração de planilhas de quantidades nos setores de obras e de projetos da SUDECAP, e setor de manutenção da SMOBI, assim como especificações de projetos, com precificação de planilhas de orçamento mais ágil e referência para orçamentos de construção e de engenharia consultiva”, disse.

Baixe as apresentações

Clique aqui e assista à transmissão do evento na íntegra!

O evento é uma ação do projeto para disseminar os Resultados do Processo de Revisão Sinapi para “Melhoria da competitividade e da Segurança Jurídica para Ampliação de Mercado na Infraestrutura” da Coinfra/CBIC, com a correalização do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional).

COMPARTILHE!

Agenda COINFRA

Este Mês
Comissão de Infraestrutura
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.