Logo da CBIC
30/10/2021

Artigo – O desafio de maior eficiência nas Obras Públicas

Carlos Eduardo Lima Jorge é presidente da Coinfra/CBIC

Percorrendo as capitais dos estados brasileiros com o projeto “O Labirinto das Obras Públicas”, a Coinfra – Comissão de Infraestrutura da CBIC vem tendo a oportunidade de conhecer melhor e de debater os diversos problemas regionais que interferem direta e indiretamente no desenvolvimento dos projetos de obras públicas.

Chega a ser impressionante como tais problemas se repetem nas diversas regiões e como eles são recorrentes há anos – sem que se busquem soluções capazes de superá-los.

Esse quadro tem levado o país a registrar sérias consequências, dentre as quais destacam-se os milhares de obras paralisadas; a mortalidade das construtoras – em especial as de pequeno e médio portes; a desvalorização da nossa Engenharia; o mau uso dos recursos públicos; e a principal delas, o prejuízo causado à sociedade.

Como garantir eficiência nas obras públicas quando, por exemplo, a Prefeitura do Rio de Janeiro parcela o pagamento em 10 anos de suas dívidas com as construtoras, sem sequer garantir as correções devidas ou mesmo identificá-las em um portal da transparência? Ou quando o governo do estado do Ceará se recusa a pagar os reajustes de preços contratuais garantidos pela lei e pelos contratos? Não é diferente no estado de Sergipe, quando se adjudicam propostas de preços sabidamente inexequíveis, sem qualquer exigência de garantia, nem mesmo de formalidade na contratação de mão-de-obra.

Corroboram com a ineficiência nas obras públicas, diversos entendimentos gerados pelo TCU – Tribunal de Contas da União através de seus acórdãos (seguidos pelos Tribunais dos estados e dos municípios), que precisam ser revistos, como é o caso da aplicação do BDI Diferenciado, do reequilíbrio econômico-financeiro de contratos.

É passada a hora de sintetizarmos os entraves nas obras públicas apenas como sendo “problemas com as construtoras” ou então “a má qualidade dos projetos”.

Sabemos que a questão vai muito além.

É preciso enfrentar esse Labirinto com verdade, coragem e transparência. Esse é o caminho

para maior eficiência nas obras públicas.

 

*Artigos divulgados neste espaço são de responsabilidade do autor e não necessariamente correspondem à opinião da entidade.

COMPARTILHE!

Agenda COINFRA

Este Mês
Comissão de Infraestrutura
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.