Logo da CBIC
05/10/2021

Governo prorroga consulta pública sobre critério de julgamento em licitação  

Foi prorrogado para o dia 8/10 o prazo para envio de contribuições à Consulta Pública da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra/AL) e Ministério da Economia (ME), que recebe subsídios para o aprimoramento da Proposta de Instrução Normativa (IN), que dispõe sobre a licitação pelo critério de julgamento por menor preço ou maior desconto, na forma eletrônica, para a contratação de bens, serviços e obras, no âmbito da Administração Pública federal direta, autárquica e fundacional, já modernizada à luz da nova Lei de Licitação.

O critério de julgamento por menor preço ou maior desconto será adotado quando o estudo técnico preliminar mostrar que a avaliação e a ponderação da qualidade técnica das propostas, excedendo os requisitos mínimos das especificações, não forem relevantes aos fins pretendidos pela Administração. Essa modalidade poderá ser exercida em modalidade de pregão, concorrência e na fase competitiva da modalidade diálogo competitivo, quando o critério for entendido como a melhor solução.

O exercício da realização de licitação pelo critério do menor preço ou maior desconto observará as seguintes fases sucessivas:

  • preparatória;
  • divulgação do edital de licitação;
  • apresentação de propostas e lances;
  • julgamento;
  • habilitação;
  • recursal; e
  • homologação.

No caso do licitante, o interessado terá que se cadastrar no Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores (Sicaf) ou no sistema eletrônico utilizado no certame; remeter a proposta até a data estipulada para a abertura da sessão com o objeto ofertado e o preço; e também será responsabilizado pelas transações efetuadas em seu nome como propostas e lances. Além do mais, o licitante terá que acompanhar as operações no sistema eletrônico durante o processo licitatório.

Os prazos mínimos para apresentação das propostas e lances, contados a partir da data de divulgação do edital de licitação, serão de:

  1. 8 dias úteis para aquisições de bens;
  2. 10 dias úteis para serviços especiais e de obras e engenharia;
  3. 60 dias úteis para execução de contratação integrada; e
  4. 35 dias úteis para execução de contratação semi-integrada ou nas hipóteses anteriores. Os preços citados serão reduzidos pela metade quando as licitações forem realizadas pelo Ministério da Saúde, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

A consulta, ainda, dispõe sobre abertura da sessão pública e da fase de envio de lances, fase do julgamento, fase de habilitação, intenção de recorrer e da fase recursal, saneamento da proposta e dos documentos de habilitação, fase de homologação, convocação para a contratação, sanção e revogação e anulação.

Os interessados poderão enviar suas contribuições até o dia 8 de outubro, através do formulário interativo disponível na página da consulta.

COMPARTILHE!

Agenda COINFRA

Este Mês
Comissão de Infraestrutura
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.