Logo da CBIC
05/10/2021

Avança o projeto para ampliação da base de pesquisa do IBGE

Dando continuidade ao projeto de ampliação da base de coleta da pesquisa de insumos do IBGE, assunto de suma importância para o setor da construção, a Comissão de Infraestrutura (Coinfra) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) se reuniu no último dia 21/09 com representantes do Instituto, para avaliar os avanços e planejar a execução das etapas seguintes.

Os participantes decidiram realizar um projeto piloto no Amapá e no Pará, estados selecionados pelo IBGE, em razão da difícil logística provocada pelas longas distâncias.

“Essa é causa do IBGE dispor de um numero insuficiente de pontos de comercio cadastrados para realizar as suas pesquisas”, destacou Geraldo de Paula Eduardo, consultor do Sinapi pela CBIC, reforçando que a ideia é ampliar essa base para o IBGE realizar a pesquisa de forma mais representativa.

Para isso, o primeiro passo já foi dado. As ouve o construtoras locais já identificaram e informaram quais são os fornecedores locais para o segmento da construção civil. Como resultado dessa fase, segundo Geraldo de Paula, já houve êxito no Estado do Amapá, concretizando alguns avanços efetivos.

Segunda reunião de trabalho

O grupo CBIC/IBGE voltou a se reunir no dia 28/09 para esclarecer dúvidas sobre os formulários que deverão ser utilizados pelas construtoras para fornecer as informações sobre os pontos de venda.

Participaram da reunião virtual:

Pelo IBGE

  • Augusto Sérgio Lago de Oliveira, gerente Nacional de Produtos Sinapi
  • José Carlos do Santos, analista do Sinapi
  • Renata Estrella de Los Santos, analista do Sinapi

Pelo Sinduscon-PA

  • Alex Dias Carvalho, presidente do Sinduscon-PA
  • Rafael Costa, executivo do Sinduscon-PA
  • Diversas construtoras do Pará, indicadas pelo Sinduscon.

Pela CBIC

  • Geraldo de Paula Eduardo, consultor do Sinapi pela CBIC

O gerente Nacional de Produtos Sinapi, Augusto Sérgio Lago de Oliveira, explicou que os dados serão tabulados, considerando os tipos de insumos e ramos de atividades das construtoras.

O IBGE encaminhará os formulários às construtoras, por meio do Sinduscon-PA, indicando os insumos que julga prioritários em função das suas demandas. O sindicato, por sua vez, poderá fazer suas indicações. O objetivo é identificar e atender os tipos de obras da construção civil de maior peso na região, edificações residenciais, saneamento e ou infraestrutura.

Próximo passo

Simultaneamente às ações que estão sendo realizadas no Estado do Pará, será iniciado o trabalho no Amazonas e no Distrito Federal.

“O DF apresenta uma característica diferente dos demais, pelo fato de não ser um polo industrial e, portanto, se abastecer nas cidades próximas”, frisou Geraldo de Paula.

A previsão é de que, ainda neste mês de outubro, haja a primeira reunião de trabalho envolvendo os Sinduscon do DF e do AM e o IBGE.

Acompanhar e disseminar os resultados do processo de revisão/aferição do Sinapi é objetivo do projeto “Melhoria da competitividade e da Segurança Jurídica para Ampliação de Mercado na Infraestrutura” da Coinfra/CBIC, em correalização com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional).

COMPARTILHE!

Agenda COINFRA

Este Mês
Comissão de Infraestrutura
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.