Logo da CBIC
20/07/2021

Portaria de Governança do ME pode ajudar na retomada de obras paralisadas

Governança qualificada melhora o processo decisório e mitiga riscos em contratos. Neste sentido, o setor de infraestrutura comemora a publicação, no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira (20/7), da Portaria nº 8.678/2021, da Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia (Seges/ME), sobre governança das contratações públicas no âmbito da Administração Pública federal direta, autárquica e fundacional.

A Portaria, que entra vigor no dia 2/8, acolheu sugestões encaminhadas pela Comissão de Infraestrutura da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Coinfra/CBIC) durante a fase de consulta pública.

Citada durante “O Labirinto de Obras Públicas” – Edição Rondônia, realizado virtualmente nesta terça-feira –, a normativa trata dos princípios de governança que deverá ser observado pelos entes da federação em que realizarem contratações com a utilização de recursos da União oriundos de transferências voluntárias.

“A Portaria permitiu o recebimento de obra por conceito de fruição, felizmente aplicado em nível nacional. Era um atraso o pensamento da funcionalidade plena para fazer o recebimento de obra que, inclusive, dificultava a própria retomada de obra paralisada, quando se tentava fazer algum avanço nesse sentido”, frisou o presidente da Coinfra/CBIC, Carlos Eduardo Lima Jorge.

A medida estabelece, dentre outros, que a governança nas contratações públicas tem por função assegurar o alcance dos objetivos:

I – Assegurar a seleção da proposta apta a gerar o resultado de contratação mais vantajoso para a Administração Pública, inclusive no que se refere ao ciclo de vida do objeto;

II – Assegurar tratamento isonômico entre os licitantes, bem como a justa competição;

III – Evitar contratações com sobrepreço ou com preços manifestamente inexequíveis e superfaturamento na execução dos contratos;

IV – Incentivar a inovação e o desenvolvimento nacional sustentável.

O assunto tem interface com o projeto “Melhoria da competitividade e da Segurança Jurídica para Ampliação de Mercado na Infraestrutura” da Coinfra/CBIC, em correalização do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional).

COMPARTILHE!

Agenda COINFRA

Este Mês
Comissão de Infraestrutura
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.