Logo da CBIC
21/07/2020

Decreto cria comitê para coordenar ações do novo marco do saneamento

O governo publicou no Diário Oficial da União desta terça-feira (21) o decreto que cria o Comitê Interministerial de Saneamento Básico (Cisb). Previsto no novo marco legal do saneamento, aprovado pelo Congresso na última semana, o colegiado será presidido pelo Ministério do Desenvolvimento Regional e terá a responsabilidade de assegurar a implementação da lei e de coordenar a alocação de recursos financeiros.

Também farão parte do comitê: o ministro da Casa Civil, o da Saúde, o da Economia, o do Meio Ambiente e o do Turismo. As reuniões do grupo ocorrerão duas vezes ao ano ou sempre que houver convocação pelo presidente do colegiado.

“Considero da maior importância o decreto reúna essas pastas, para efeito de planejamento de uma atividade como saneamento básico, que é transversal em todas essas áreas”, destaca Carlos Eduardo Lima Jorge, presidente da Comissão de Infraestrutura da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).

O Cisb poderá convidar especialistas, pesquisadores e representantes de órgãos e entidades públicas ou privadas para participar dos encontros, prestar informações ou apoiar a execução dos trabalhos, mas sem direito a voto. De acordo com Lima Jorge, a CBIC certamente buscará participar dos debates. “A rapidez que o governo editou o decreto demonstra o grau de seriedade que concede ao saneamento nessa nova etapa. Como o comitê prevê o convite a entidades privadas para participarem de suas reuniões, a CBIC não vai perder essa oportunidade”, frisou.

Ainda de acordo com o decreto, o comitê deverá elaborar relatórios de monitoramento e de avaliação da alocação de recursos. Os documentos serão encaminhados à Presidência da República e divulgados no site do Ministério do Desenvolvimento Regional. “É atribuição do comitê de uniformizar e aperfeiçoar os critérios de elegibilidade e priorização para o acesso a recursos federais, procedimento que será muito relevante para estados e municípios”, explica o presidente da Coinfra.

O acompanhamento do assunto tem interface com o projeto ‘Melhoria da Competitividade e da Segurança Jurídica para Ampliação de Mercado na Infraestrutura’ da Comissão de Infraestrutura da CBIC, em correalização com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional).

 

COMPARTILHE!

Agenda COINFRA

Este Mês
Comissão de Infraestrutura
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.